UOL Viagem

Falcão

Com bom humor peculiar, cantor dá dicas de passeios inusitados no Brasil

Da Redação
Revestidas com seu bom humor peculiar, as dicas de viagem do cantor de brega cearense Falcão são também um bom roteiro para conhecer paisagens inusitadas brasileiras. Ele seleciona Águas de Lindóia (no interior de SP), Brasília, Amazônia e trajetos no Maranhão, Ceará e Pernambuco.

Nascido no município de Pereio (localizado no centro-sul do Estado, na divisa com o Rio Grande do Norte), o artista diz que o que há de atrativo na cidade, "fora ele mesmo", é o povo, que é "muito bonito". "Além do clima agradável, Pereio se destaca porque há muita gente ligada às artes: poetas, artistas plásticos, músicos. Embora minúscula e miserável, tem muito movimento. Uma vez na vida as pessoas precisam ir para dizer que andaram na terra do Falcão", explica, em tom de brincadeira.

No resto do Nordeste, o cantor começa indicando sugestões de passeios por São Luís do Maranhão. "Não só pela praia, mas também pela cidade. É diferente por conta da colonização francesa que houve lá. Em toda esquina tem uma radiola de reggae. Todo mundo dança agarrado, e isso vem do lá do forró, do xote", comenta. Segundo Falcão, os Lençóis Maranhenses também são imperdíveis. "É impressionante. Quando você vai a primeira vez perde a respiração. Tem que tomar banho de lagoa, comer caranguejo e beber cerveja lá".

Já no Ceará, o ponto turístico preferido do cantor é Camocim, "um antigo porto que tem muitas praias bonitas", no norte do Estado. "Pode-se banhar nas lagoas, pegar um bugue ou um carro com tração 4x4 e fazer um passeio pelas praias até Jericoacoara, que é uma maravilha. No caminho, há também riachos, dunas, vilas intocadas, quase virgens. São cerca de 40 km de viagem", diz.

Em Pernambuco, a dica vai para Garanhuns, município típico do interior do Nordeste, "que tem um friozinho de serra". "É muito legal o Festival de Inverno, que acontece geralmente no mês de julho. Também indico Olinda por conta das ruas da Cidade Alta, das ladeiras, casarões históricos e ateliês de arte espalhados por lá".

Em São Paulo, Falcão prefere o interior, especialmente Águas de Lindóia. "É em cima da serra, friozinho... Lá há tanto verde junto que, para nós, do Ceará, chega a ser uma surpresa. É como se colocasse um jumento numa pastagem!", brinca.

Formado em arquitetura, o cantor diz conservar grande admiração por Brasília e pelos projetos de Lucio Costa e Niemeyer. "Acho uma boa cidade para se morar".

No norte do país, Falcão destaca o hotel Ariaú, na Amazônia. "Só não dá para passar muito tempo lá porque não tem muito o que fazer! Um dos passeios que fiz e recomendo é para conhecer a floresta com os índios. Eles pegam jacaré com a mão para os turistas à noite, numa canoa, e a única luz é uma lanterna. O índio imobiliza o bicho, pulando em cima dele", conta.

Fora do Brasil, Falcão seleciona Portugal. Segundo ele, em Lisboa, não se pode deixar de comer bacalhau e visitar a Torre de Belém. E recorda que lá "fez um show mais safado do que o fado!".