UOL Viagem

CPM 22

Grupo dá dicas de destinos ligados à arte, à gastronomia e ao rock em LA, NY e Londres

Da Redação
O vocalista do CPM 22 Fernando Badauí, o baixista Fernando Takara e o baterista Ricardo di Roberto indicam lugares descolados, em geral ligados à arte, à gastronomia e ao rock and roll, nas cidades de Los Angeles, Nova York e Londres.

No início da entrevista, Badauí explica que começou a viajar mundo afora somente depois do sucesso. "Antes, nunca tive dinheiro", conta. Um dos lugares preferidos do vocalista é Los Angeles, porque é uma cidade que tem tudo a ver com seu estilo de vida, com uma cena de hard rock e punk bastante efervescente. Segundo ele, na área de Venice Beach, há várias "lojas legais de pôsters de bandas, camisetas, enfeites, com produtos alternativos", indica.

Outro local que Badauí seleciona é o Vale Nevado, estação de esqui no Chile. "Como sempre andei de skate, curti fazer snowboard lá, onde aprendi rapidamente", diz.

Em Nova York, segundo os integrantes, a dica vai para o bairro do Soho, no Saint Market Place, que concentra várias lojas que vendem camisetas de bandas de rock, roupas de brechós, vinis e CDs.

Ainda em NY, Takara seleciona como roteiro imperdível o bairro do Brooklyn, porque, para ele, "Manhattan não representa o que há de melhor na cidade, já que a maioria das pessoas lá não são milionárias, engravatas, que vivem para os negócios". O baixista explica que gostou de ver a realidade das comunidades do Bronx, do Queens e de Greenspoint. "Nestes bairros, surge um novo pólo de concentração das novas galerias de arte, porque Manhattan está saturada. Os artistas estão indo para lá", diz.

Os três integrantes lembram das vasta opção gastronômica que Nova York oferece. Para Badauí e di Roberto, o restaurante mexicano Freddie's é "muito bom", e também não se pode deixar de provar as delícias das cantinas italianas. Já Takara escolhe um menu menos convencional: as comidas tailandesa e vietnamita.

Londres também foi eleita favorita, especialmente pelo baterista do CPM 22. "Lá você tem os mais variados shows de rock, de segunda a segunda-feira, e volta antes da meia-noite", diz. Um dos lugares que adora na capital britânica é o mercado de Camden Town.

Em turnê, o CPM 22 também já viajou até o Japão, para a cidade de Nagoya, no centro da ilha de Honshu, um grande centro industrial e universitário. Eles afirmam que o que mais chamou atenção no local foi a limpeza das ruas, a sociedade de consumo, a quantidade de produtos eletrônicos à venda, o respeito ao próximo que têm os habitantes, a educação do povo e a cultura milenar ainda cultivada, apesar dos avanços tecnológicos do país.

Brasil

Na terra natal, os três integrantes do grupo escolhem as praias brasileiras como locais prediletos para sair de viagem. Para Badauí, as melhores estão em Santa Catarina: as do Rosa e Silveira. O baterista elege Guarda do Embaú, no mesmo Estado.

E, para finalizar a lista de "lugares que adoram", Takara revela que curte mesmo as praias do Nordeste, principalmente Porto de Galinhas, além das belezas de Olinda e do centro antigo de Recife, em Pernambuco.