UOL Viagem

Roberto Linsker

Fotógrafo sempre volta à Chapada Diamantina

Da Redação
"Um lugar ao qual eu vou com muita freqüência é a Chapada Diamantina. Até comprei umas terras nesta região. É um circuito: chegar em Salvador e depois ir para lá; mar e montanha", entrega o fotógrafo Roberto Linsker ao falar sobre os lugares que adora.

"Apesar de ser uma cidade muito visitada, Lençóis é tranqüila e há ainda lugares nas redondezas que só vai quem conhece bem. São trilhas onde você sabe que não vai encontrar ninguém, pequenas cachoeiras, cantos como o 'Poço Verde', no vale do Cercado. Ele tem este nome porque, quando passa um tempo sem chover, a água baixa e as algas que crescem por cima das pedras ficam aparentes. É um lugar lindo", conta. "Mas o acesso não é fácil e é programa para um dia inteiro", completa.

"Outra coisa que adoro é o café da manhã da pousada do Alcino, que é uma espécie de 'síntese gastronômica' do Brasil: simples, mas ao mesmo tempo sofisticado. Eu acredito que a cultura de um povo se mede por sua sofisticação gastronômica e nós, brasileiros, temos isso", reflete.

"Outro local onde é bacana comer é o 'Bar do Nequinha', eles fazem um picadinho de palma ótimo. E tem também uma cachaçaria chamada 'Fazendinha e Tal', que vale à pena uma visita. Mesmo não gostando da bebida, não se pode deixar de molhar os beiços numa das tantas cachaças artesanais temperadas com raízes e frutas que existem por lá", entusiasma-se.

"Mas um passeio realmente incrível pra se fazer é seguir o rio Roncador. É um dos lugares mais sensacionais que conheço. Suas águas não secam nunca e correm por cima de umas pedras róseas, caindo em poços arredondados, com umas formas insólitas, é incrível", conta.

"A Chapada tem uma escala que foge da compreensão. É tudo muito grande e quando você se contrapõem àquilo, não dá para não chegar a um momento de humildade", diz o fotógrafo.

"Para mim, qualquer viagem é um momento de entendimento. Se ao conhecer um lugar, ele te muda, você acaba por levar aquela mudança junto contigo para o lugar onde vive", conclui.