UOL Viagem
 
30/12/2009 - 13h47

Embarcações são vistoriadas antes de réveillon no Rio

São Paulo - Cerca de 200 homens da Capitania dos Portos vão vistoriar todas as embarcações que estiverem nos locais de queima de fogos na orla do Rio durante a virada do ano. Serão utilizadas 17 embarcações para a operação em alto-mar. As informações são da Agência Brasil.

Hoje, foram inspecionadas as 15 balsas que irão transportar os fogos de artifício dos shows nas praias de Copacabana e do Flamengo, na zona sul, e de Icaraí, em Niterói. Todas atenderam aos requisitos de segurança das Normas de Autoridade Marítima e foram liberadas pela Capitania.

O capitão dos Portos, Nilo Moacyr Penha Ribeiro, explicou que o trabalho de inspeção das embarcações de turismo e passeio que vão participar das festas foi iniciado há cerca de um mês.

"A capitania antecipou as inspeções das embarcações de passageiros como medida de prevenção. Já vistoriamos as escunas que se cadastraram para conduzir pessoas ao evento. Esperamos que não haja acidentes, como foi no ano passado e em anos anteriores. Mas isso depende também muito da responsabilidade das pessoas que estão conduzindo a embarcação".

O capitão informou que oito transatlânticos foram autorizados a se posicionar na orla de Copacabana para assistir ao show pirotécnico. Eles terão de ficar a pelo menos 1,5 quilômetro da areia. As balsas que contêm os fogos de artifício serão posicionadas entre 300 e 450 metros de distância da faixa de areia e as demais embarcações devem estar no mínimo a 500 metros de distância das balsas.

Durante toda a noite do dia 31, os militares estarão em alto-mar para fiscalizar a lotação das embarcações e com bafômetros para coibir o uso de álcool por parte dos condutores, que, se estiverem alcoolizados, terão a certeira apreendida assim como o barco. Caso se concretize a previsão de chuva da meteorologia, o capitão informou que algumas embarcações não serão autorizadas a navegar.

Veja também

Carregando...