UOL Viagem

20/03/2008 - 22h02

Acordo com Ibama garante abertura de seis cavernas de SP no feriado

De Sorocaba
Um acordo fechado no final da noite de hoje entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) garantiu a abertura de seis das 46 cavernas turísticas interditadas há um mês pelo órgão federal.

A interdição, por falta de plano de manejo, afetou o turismo no Vale do Ribeira, onde as formações estão localizadas. Pelo acordo, serão abertas a partir da manhã de amanhã a Caverna do Diabo e a Gruta Rolando, no Parque Estadual do Jacupiranga, em Eldorado, e a Água Suja, Gruta do Couto, Morro Preto e Casa de Pedra, no petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), em Iporanga. A Caverna Santana, a segunda mais visitada do país depois da Caverna do Diabo, vai continuar fechada.

Na visitação, será permitido apenas o uso de iluminação artificial (lanternas a pilha) não podendo ser usado lampiões de carboreto ou gás. O acordo vale até segunda-feira, quando as partes voltam a se reunir, desta vez, com o Ministério Público Federal. A suspensão da cobrança de ingresso no Petar continua valendo. (José Maria Tomazela)

Compartilhe: