UOL Viagem

26/12/2007 - 19h44

Turista enfrenta até 2 km de fila da balsa para Ilhabela

São Sebastião - Milhares de turistas aguardaram cerca de duas horas na fila de veículos do sistema de travessias por balsas para embarcar para Ilhabela, litoral norte de São Paulo, durante todo o dia. A fila chegou a atingir cerca de dois quilômetros de extensão e a estimativa era de que o movimento prosseguisse durante toda a madrugada.

Foi o primeiro dia de fila após a concessão de liminar requerida pelo Ministério Público contra a prefeitura de São Sebastião, que proibiu veículos de formar filas para embarcar para Ilhabela. A liminar foi concedida após representação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subsecção São Sebastião/Ilhabela. A prefeitura de São Sebastião pretende recorrer. A alegação era de que a fila da balsa causava transtornos ao trânsito da cidade. A medida, porém, desagradou moradores e comerciantes de Ilhabela.

De acordo com determinação do juiz Guilherme Kirscher, da 2ª Vara de Justiça de São Sebastião, a prefeitura está obrigada a disciplinar e organizar a fila da balsa. Hoje, porém, a situação era inversa. A reportagem observou funcionários da Dersa, Guarda Portuária e de empresas terceirizadas tentando organizar a fila. Havia poucos agentes de trânsito no local. Os turistas chegaram a protestar com um "buzinaço". Houve bate boca entre agentes de trânsito, turistas e funcionários da Dersa, empresa que administra o serviço de travessia de balsas. A Dersa estima que ao menos 28 mil veículos deverão embarcar para Ilhabela durante essa semana até o Ano Novo.

Reginaldo Pupo

Compartilhe: