UOL Viagem

05/07/2007 - 12h23

Correção: 'Cristo é finalista das Maravilhas do Mundo'

Genebra - O texto da nota enviada anteriormente contém um erro. A informação correta é que as Pirâmides de Gizé não precisarão concorrer para manter seu status. Segue o texto corrigido:

O Cristo Redentor está entre os finalistas da competição internacional para a escolha das sete novas Maravilhas do Mundo. A disputa atraiu interesse em todos os cantos do planeta, resultando em mais de 20 milhões de votos pela internet e pelo telefone, anunciaram hoje os organizadores. A lista de candidatos foi reduzida agora para 20 e o vencedor será anunciado no sábado em Lisboa. Entre os finalistas figuram a Acrópole, os moais da Ilha de Páscoa e o Taj Mahal.

As Pirâmides de Gizé chegaram a ser indicadas como um dos finalistas, mas os organizadores decidiram manter o status de Maravilha do Mundo depois de autoridades egípcias terem manifestado indignação com o fato de as estruturas serem obrigadas a concorrer por um lugar na lista.

Com a vaga das Pirâmides de Gizé assegurada, os organizadores decidiram que o número de Maravilhas do Mundo será elevado a oito e que os 20 finalistas concorrerão às sete vagas restantes.

As pirâmides egípcias são as únicas estruturas remanescentes da lista original de sete Maravilhas do Mundo compilada por diferentes observadores do Mar Mediterrâneo e do Oriente Médio na antiguidade.

A escolha das Maravilhas do Mundo fascinou a humanidade ao longo dos séculos. A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) atualiza constantemente sua lista de Patrimônios da Humanidade, que atualmente conta com 830 locais. A campanha para a escolha das sete novas Maravilhas do Mundo começou em 1999, num trabalho do aventureiro suíço Bernard Weber. Quase 200 locais de diferentes partes do mundo foram indicados.

Veja a lista dos 20 finalistas:

- Acrópole (Grécia);

- Castelo de Neuschwanstein (Alemanha);

- Catedral de Hagia Sofia (Turquia);

- Coliseu (Itália);

- Cristo Redentor (Brasil);

- Estátua da Liberdade (Estados Unidos)

- Grande Muralha da China;

- Kremlin (Rússia);

- Machu Picchu (Peru);

- Moais da Ilha de Páscoa (Chile);

- Opera House de Sydney (Austrália);

- Palácio de Alhambra (Espanha);

- Petra (Jordânia);

- Pirâmide de Chichen Itza (México);

- Stonehenge (Inglaterra);

- Taj Mahal (Índia)

- Templo Kiyomizu (Japão);

- Templos Angkor (Camboja);

- Timbuktu (Mali);

- Torre Eiffel (França).

AE-AP

Compartilhe: