UOL Viagem

26/06/2007 - 07h40

Anac prepara proposta para transferir vôos de SP

Brasília - As companhias aéreas não aceitam a proposta da Aeronáutica e do Ministério da Defesa de diminuir a quantidade de vôos oferecidos nos horários de pico, pela manhã e no início da noite. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apóia as empresas, mas para contornar a questão - e melhorar a malha viária do País - já tem um plano de transferência de vôos, para reduzir o congestionamento nos Aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. Não há prazo para a proposta entrar em vigor, mas a idéia é que isso ocorra o mais rapidamente possível.

Segundo a Anac, o Aeroporto de Ribeirão Preto será transformado em espaço eminentemente cargueiro. Com isso, será possível transferir vôos de passageiros de Congonhas para Guarulhos. Na seqüência, algumas linhas de passageiros e de carga seguirão de Guarulhos para Viracopos, em Campinas - que passará a dividir o fluxo de cargas com o Aeroporto de Ribeirão Preto.

Além disso, a agência quer construir uma nova pista no Campo de Marte para que ele seja também usado como opção de pousos e decolagens - existe um pedido antigo das companhias aéreas para retirar vôos da aviação geral da zona sul da capital paulista e colocá-los na zona norte. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Compartilhe: