UOL Viagem

14/06/2007 - 17h40

Chuva forte e ciclone extratropical atingirão Sul do País

Pedro Henrique França

São Paulo - Entre a noite de hoje até a manhã de sábado um ciclone extratropical pode provocar ventos de até 60 km/h nas regiões sul, centro e leste do Rio Grande do Sul. O mesmo ciclone também deve atingir o sul e o litoral do Estado de Santa Catarina, com ventos de até 60 km/h, entre a madrugada de amanhã e o final da tarde do sábado. Em alguns momentos, há risco de rajadas de vento de até 100 km/h. O alerta é da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, que enviou estes avisos hoje às defesas civis dos dois Estados da região Sul do País.

A Sedec ressalta que este tipo de ciclone (ciclone extratropical) ocorre normalmente na região Sul, durante esta época do ano. E lembra também que este ciclone não é semelhante ao furacão "Catarina" que atingiu os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no mês de março de 2004.

Ainda segundo a Sedec, hoje e amanhã áreas de instabilidade associadas a uma frente fria no oceano provocarão pancadas de chuva no sul, centro e leste do Rio Grande do Sul. Alerta-se, em alguns momentos, para o risco de temporais isolados.

Entre amanhã e domingo, o mar do litoral gaúcho e catarinense deve ficar bastante agitado. Em alto mar, a altura das ondas pode variar entre 4 a 5 metros com propagação do quadrante sul. Portanto, a Sedec desaconselha atividades de negociação neste período.

Compartilhe: