UOL Viagem

10/05/2007 - 15h25

Frio causa a primeira geada do ano em SP

José Maria Tomazela

Sorocaba - A queda brusca de temperatura causou a primeira geada do ano em algumas regiões do interior de São Paulo, na madrugada de hoje. Uma fina camada de orvalho congelado cobria pastos e matagais na região de Capão Bonito, no sudoeste de São Paulo, a 230 km da capital. Em Bom Sucesso de Itararé, na região de Itapeva, a geada atingiu várzeas e baixadas.

Não houve prejuízos para a agricultura, segundo o engenheiro agrônomo Vandir Daniel da Silva, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. O tempo nublado e com rajadas de vento impediu, segundo ele, a formação de uma geada mais forte. "O frio chegou intenso, mas sem causar prejuízo", disse.

Na região de Assis, os termômetros indicavam 7 graus de manhã, mas na altura da relva a temperatura era mais baixa. Geadas fracas atingiram plantações de milho safrinha, sem registro de perdas. O frio e a umidade reduziram o número de queimadas registrado no Estado pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Hoje, havia 4 focos de incêndios, contra uma média diária de 35 focos na semana passada, causados principalmente pela colheita de cana-de-açúcar.

Compartilhe: