UOL Viagem

25/03/2008 - 17h32

Saint Petersburg tem tranqüilidade, praia e cultura na costa oeste da Flórida

ROGER MODKOVSKI
Enviado a Saint Petersburg
Saint Petersburg, na costa oeste da Flórida, é um destino turístico que mistura tranqüilidade, praia e arte em doses generosas.

A pequena e pacata cidade da península de Pinellas, às margens da baía de Tampa, tem uma agradável mix de beleza natural e de museus, sob o sol quase permanente da Flórida. O lugar não "segura" muitos dias de permanência, mas vale a pena ser visitado.

A península, que separa a baía de Tampa do golfo do México, tem 56 km de costa, como a Fort De Soto Park, que foi considerada em 2005 a melhor praia dos EUA. Como em quase toda a costa da Flórida, há muitas oportunidades para praticar esportes aquáticos, como pesca, parasailing, windsurfe e mergulho.

E quem gosta de apenas curtir o clima de praia tem muitas opções na chamada "Sunshine City" e na região, como a John's Pass Village and Boardwalk, o Baywalk e a pirâmide invertida do píer (onde o agito noturno é garantido no bar Coconut Grove, que só peca pelo cardápio latino fake). No Brooker Creek Preserve Environmental Education Center há mostras de ciências naturais e história.

Museus
Além das praias, a cidade abriga um trio de museus de primeira classe, dignos de grande cidade. Eles ajudaram a tornar o local, tradicionalmente apreciado apenas pelos "snowbirds" (idosos do norte dos EUA e da Europa que "fogem" da neve no inverno), atraente para um público mais jovem e eclético.

O xodó é o museu Salvador Dalí, fundado em 1982. À beira-mar, ele reúne o maior acervo do pintor surrealista fora da sua Espanha natal. Incervo inclui 95 pinturas a óleo, mais de cem aquarelas e desenhos, além de esculturas, fotografias e documentos. Parte do acervo costuma ser emprestada para mostras sobre Dalí ao redor do mundo.

Divulgação
Píer sobre a baía de Tampa; ao fundo,
o centro de Saint Petersburg
MAIS FOTOS DE SAINT PETERSBURG
Na entrada do prédio, a "gift shop" é um espetáculo à parte, com artigos (um pouco caros, aliás) que dialogam com muito bom humor com a arte de Dalí (1904-1989). O pessoal do museu costuma dizer que, com seu aguçado instinto comercial, o espanhol iria aprovar a loja se estivesse vivo.

Também à beira-mar está o museu de Belas Artes, sediado num prédio de estilo mediterrâneo e aberto ao público desde 1965. Ele abriga desde peças da antigüidade grega e romana até obras da arte européia dos séculos 19 e 20, passando pela arte pré-colombiana, da Ásia e da África.

Fechando o trio, tem o moderno museu Internacional da Flórida, de 1995, que, além de abrigar exposições itinerantes, exibe uma coleção de objetos relacionados à família Kennedy.

O ambiente cultural é complementado por uma série de pequenas galerias independentes, um respeitado museu do holocausto, um museu infantil (o Great Explorations) e muitas livrarias e sebos. E as calmas ruas do centro têm uma variedade de cafés e restaurantes saborosos, refletindo a diversidade cultural da Flórida.

Se o banho de cultura ainda não foi suficiente, basta cruzar a ponte Howard Frankland e visitar o Museu de Arte da vizinha cidade de Tampa, que tem uma bela coleção de arte norte-americana dos anos 20.

  • Mais sobre turismo em Saint Petersburg
  • Museu Salvador Dalí
  • Florida International Museum
  • Museu de Belas-Artes
  • Compartilhe: