Topo

Conheça o lado menos turístico e mais autêntico de Cancún, no México

Beth Greenfield

New York Times Syndicate

23/03/2013 08h10

Construída do zero há apenas 42 anos, Cancún se transformou na principal destino turístico do México e provavelmente sempre trará boas lembranças das férias de verão. Mas a península hoteleira com 27 quilômetros de extensão, lar da maior parte dos 150 hotéis da cidade e local de uma expansão que custou 71 milhões de dólares em 2010, atrai todos os públicos, de famílias de classe média a jet-setters. 

Contudo, o melhor local para sentir o verdadeiro ritmo da cidade fica na "outra" Cancún: o centro da cidade, com praças, mercados e prédios novos praticamente livre de turistas, oferece lugares sensacionais para passar a noite, fazer compras e comer. Até o momento, Cancún conseguiu se livrar da violência dos cartéis de drogas. O estado de Quintana Roo foi um dos 14 a serem poupados pela mais recente advertência turística do Departamento de Estado dos EUA para o México.

Sexta-feira

16h30 - No calçadão do povo
Ganhe uma sensação de perspectiva ao caminhar pelo Malecón Americas (Avenida Bonampak), no centro da cidade, um calçadão cercado de palmeiras e com pouco mais de um quilômetro de extensão à beira do Lago Nichupte, que separa essa parte da cidade da zona hoteleira. Essa é a mais recente adição a uma série de construções no bairro, incluindo o Las Americas Cancun Mall, o shopping aonde os moradores da cidade vão para comprar em redes mexicanas, como a loja de departamentos Liverpool, além de passear nos adoráveis espaços ao ar livre, repletos de carrosséis coloridos e outros brinquedos para as crianças. Vá até lá para experimentar o verdadeiro sabor da vida em Cancún.

18h - Pôr do sol
É preciso se planejar para assistir ao pôr do sol na cidade, pois a mágica acontece à beira do lago na zona hoteleira, não na praia. Pegue uma das cobiçadas mesas do La Habichuela Sunset (Boulevard Kukulcan; quilômetro 12,6, 52-998-840-6280; lahabichuela.com), a nova filial da queridinha do centro da cidade, La Habichuela. A vista será perfeita, seja do lado de dentro, no belo salão com pé-direito alto e decoração maia, cuja parede oeste é feita de vidro, ou do lado de fora, no pátio de pedra que acaba na beira do lago. Fique até depois de escurecer e aproveite o ceviche de frutos do mar por 145 pesos (ou cerca de 11 dólares a 12,8 pesos por dólar) e uma Golden Margarita por 160 pesos, feita com tequila 1800 gold e Grand Marnier.

20h30 - Macarrão e além
Encontre pessoas descoladas no festivo Cheester para comer pizzas e massas criativas e a preços razoáveis; as opções incluem torta de salmão com massa fina por 150 pesos, ou por 120 pesos o Mama Mia, um pão de linguine com creme de coentro que dá para duas pessoas. A nova filial (Las Plazas Outlet; 52-998-880-8080) tem grandes paredes amarelas e mesas cobertas com panos de mesa xadrez em branco e vermelho, ao passo que a sede (Calle Mazatlán; 52-998-887-8786) tem mesas do lado de fora e paredes cobertas de graffiti. Depois de encher a barriga, passeie no recém-reformado Parque de las Palapas, a praça social do centro da cidade, com animada vida social. Vá assistir música ao vivo, olhar as barracas de artesanato com as crianças e provar a comida de rua (não perca as marquesitas, crepes crocantes recheados e enrolados com queijo edam adocicado) e se contagiar com a alegria do local.

23h30 - Vida noturna ao estilo de Miami
Com as belíssimas casas de veraneio, além dos novos hotéis e shopping centers da Avenida Bonampak, nasce uma avenida a beira mar ao estilo de Miami, partindo do centro da cidade e oferecendo uma vida noturna mais tranquila e adulta que a das baladas adolescentes de Cancún. No Plaza Peninsula (Avenida Bonampak 9, plazapeninsula.com), poderá encontrar uma interessante opção no mezanino: o Barezzito Live (52-998-889-9966, barezzitocancun.com), é uma popular balada com shows de rock e pop com um deck ao ar livre no mezanino e vista para a brilhante zona hoteleira ao fundo.

  • Adria­na Zehbr­auska­s/The New York ­Times­

    No restaurante Qubano, são servidos sanduíches cubanos, mandioca frita na hora e deliciosas saladas

Sábado

9h30 - Leve para casa
Vá aos mercados do centro da cidade: o Mercado 23 (SM 23 a oeste da Avenida Tulum) oferece alimentos que vão de queijo de Oaxaca a mamões frescos, sandálias de plástico e piñatas. Já os vizinhos Mercado 28 e Plaza Bonita (entre na Calle Xel-ha, em Sunyaxchen), são um vasto labirinto de stands recheados de uma infinidade de lembrancinhas, como bolsas bordadas, bonecas de pano, sandálias de couro, casacos maias, joias de prata e bonés de tricô. No Pewter Mexicano (Plaza Bonita Local del 4 al 9 "H" Planta Baja) pode-se encontrar uma infinidade de produtos, como pratos, potes, molduras e bandejas elegantes feitas de estanho brilhante, a partir de 450 pesos.

Meio-dia - Isla Bonita
Monte uma bolsa de praia e passe o dia na Isla Mujeres, que ganhou esse nome em função do grande número de imagens de deusas encontradas aqui pelos espanhóis, deixadas pelos maias que adoravam a deusa da fertilidade Ixchel. Para chegar à ilha de seis quilômetros de extensão saindo do centro de Cancún, tome um táxi até Puerto Juarez (cerca de 100 pesos), ou um ônibus com destino a Puerto Juarez e vá até o terminal de balsas Gran Puerto Cancun (granpuerto.com.mx), onde poderá fazer uma rápida viagem no UltraMar (140 pesos ida e volta). As balsas partem a cada meia hora das 5h00 às 20h30 e de hora em hora até as 23h30.

12h30 - Cerâmica e mandioca frita
Vá até o centro da ilha, onde a principal rua de pedestres, a Avenida Hidalgo, está repleta de lojas e lanchonetes, incluindo uma nova leva de empresas abertas por pessoas de todo o mundo. No almoço, experimente o Qubano (Avenida Hidalgo, Plaza los Almendros; 52-998-214-2118), onde o proprietário nascido em Cuba e criado no Brooklyn serve sanduíches cubanos, mandioca frita na hora e deliciosas saladas, ou então, vá ao Barlito (Avenida Hidalgo, no Abasolo; 52-998-105-2883), onde alguns nova-iorquinos produzem impressionantes paninis e outros tipos de assados. Em seguida, faça compras em duas lindas boutiques: a argentina Monomalo (avenida Hidalgo), com belas camisetas de fabricação própria e artesanatos coloridos vindos de Oaxaca, Chiapas e Michoacan; e a Galeria L'Mento Arte (Avenida Hidalgo, Plaza los Almendros; 52-998-158-4277), que vende joias, esculturas de madeira e cerâmicas da Espanha, Suíça e além.

14h - Areia, sol e tequila
Sente-se em uma cadeira de praia e abra o guarda-sol no descolado Fenix Lounge (52-998-274-0073; fenixisla.com), na praia do norte. Pule na água morna da maré cheia – ou deslize com um paddleboard, 25 dólares por hora ou 50 dólares por dia no recém-aberto SUPIM: Stand Up Paddle Boarding Isla Mujeres (998-108-5064, supim.com). Para dizer "adiós" ao sol poente, encha a barriga com o cardápio de tapas do bar; experimente o patatas bravas (40 pesos), salpicado com fatias de pimenta guajillo e margarita de gengibre (80 pesos).

21h - Mais que arroz e feijão
De volta ao continente, dê um presente a si mesmo e refastele-se no Chef Cristian Morales (Avenida Xpuhil; 52-998-251-9145; chefcristianmorales.com). Morales, o proprietário nascido na Argentina, prepara e apresenta pratos mexicanos em um salão ornamentado com candelabros e tecidos vermelhos em sua elegante residência. "Minha ideia é a de sempre cuidar bem dos meus clientes", afirmou Morales sobre sua atenção a cada cliente. Esse é um toque especial, já a comida que prepara – pratos criados com habilidade, como carpaccio de lagosta com tomates negros, microsaladas com melancia e queijo de cabra, sopa de creme de milho com cinzas de tortilhas trufadas, ravióli de huitlacoche caseiro, fondant de chocolate com queijo azul – já cuida muito bem dos clientes. Entradas a partir de 220 pesos; o menu degustação de sete pratos (muito recomendado) custa 800 pesos por pessoa.

  • Adria­na Zehbr­auska­s/The New York ­Times­

    Turistas curtem o dia à beira do Lago Nichupte

Domingo

11h30 - Barracuda!
Quando estiver à procura de excursões de mergulho, vale a pena saber mais sobre o MUSA: Museo Subacuatico de Arte (o museu de arte submarino; musacancun.com), aberto com grande alarde em 2010. Mas o conceito do jardim com mais de 400 criações permanentes em tamanho real feitas pelo artistas inglês Jason deCaires Taylor é melhor que a realidade, por conta da grande concentração de algas que cobre todas as peças. Ainda assim, se estiver curioso, há um tour que inclui outras paradas (de preferência em torno do arrecife de Manchones e do farol na Bahia de Mujeres), no qual terá maiores chances de ver os cardumes de arraias, barracudas, tartarugas marinhas, peixes-anjo e cirurgiões-azuis.

15h - Última refeição
Antes de ir ao aeroporto, coma alguns antojitos, uma deliciosa refeição rápida no El Rincón de los Antojos (Calle Luciernaga 356; 52-998-849-2678), um velho restaurante em nova sede no tranquilo bairro de Santa Fe (Avenida Santa Fe y Rio Amazonas, Plaza Amazonas). A despedida gastronômica ideal são as gorditas (tortilhas recheadas com muito queijo), sanduíches prensados chamados pambazos e quesadillas en comal (quesadillas de queijo grelhado) por preços que variam entre apenas 13 e 30 pesos.

Se você for

Um belo novo hotel no centro da cidade e a poucos passos do Malecón Americas é o B2B Hotel (Avenida Sayil SM 4-07; 52-998-848-8000) de 112 quartos, com decoração contemporânea chique, piscina no mezanino e vista para o centro e para a lagoa. Quartos a partir de 1.299 pesos (cerca de 102 dólares).

Parte da rede mexicana recém-renovada, o Fiesta Inn Cancun Las Americas (Avenida Bonampak; 52-998-891-5650), de 152 quartos, acaba de abrir as portas no shopping Malecón Americas. O design é claro e o esquema de cores inclui móveis modernos, piscina e academia. Preços a partir de 1.030 pesos.