Topo

Cidade do Cabo combina história e belas paisagens naturais no mesmo destino

Elaine Sciolino

New York Times Syndicate

10/02/2012 08h00

A Cidade do Cabo sobrecarrega os sentidos. Seu lado culto, as luzes brilhantes e os grandes prédios do centro da cidade contrastam com sua geografia – a fascinação e risco das montanhas açoitadas pelo vento e dos dois oceanos que a abraçam. A Copa do Mundo de 2010 transformou algumas partes de sua infraestrutura. Foi construído um estádio para 55 mil pessoas. Foram abertos hotéis de luxo, butiques, restaurantes, galerias de arte e pousadas.

Mas os preços foram às alturas e o turismo tem sido decepcionante desde então. Alguns negócios fecharam; vários projetos de construção permanecem inacabados. Mas a revitalização urbana prossegue no City Bowl (o centro), na área ao redor da Universidade da Cidade do Cabo e no velho bairro industrial de Woodstock. Apesar da pobreza terrível dos distritos e da periferia da cidade, o lugar é um dos mais naturalmente belos do mundo, onde os aventureiros podem saltar de paraquedas, praticar kitesurf, escalar, voar de asa delta e mergulhar com tubarões; outros podem explorar a cidade de modo menos audacioso, mas com o mesmo entusiasmo.

Sexta-feira

 
14h - Volta no tempo
Comece pela história do apartheid e visite o Distrito Seis, antes lar de uma comunidade étnica e racialmente diversa de escravos libertos, artesãos, comerciantes, operários e imigrantes. Nos anos 60, o governo do apartheid os removeu à força e demoliu suas casas para impor a separação racial. Trinta anos depois, o Museu do Distrito Seis (25A Buitenkant Street; 27-21-466-7200; districtsix.co.za; 20 rands, ou US$ 2,50, com o dólar cotado a 8 rands) foi aberto em uma igreja restaurada, que servia como ponto de encontro das atividades antiapartheid. O museu presta homenagem à memória da comunidade, expondo os artefatos e fotos que restaram da época. Noor Ebrahim, que escreveu um livro de memórias sobre sua vida no Distrito Seis e cuida de uma pequena loja no museu, também é um contador de histórias e compartilhará memórias de casamentos, funerais e do cotidiano de um lugar que já foi bem diferente. O museu também oferece visitas com guia ao bairro.
 
16h - Mais que um jardim
Localizado ao lado das encostas orientais da Table Mountain, o Jardim Botânico Nacional de Kirstenbosch (Rhodes Drive, Newlands; 27-21-799-8783; sanbi.org; 40 rands), com 528 hectares, foi criado em 1913 para proteger a flora nativa do sul da África, e atualmente abriga mais de 7 mil espécies. O jardim conta com uma área bem cuidada, perfeita para piqueniques. A floresta natural abriga mais de 125 espécies de pássaros, assim como mamíferos, répteis, sapos e invertebrados. Não deixe de visitar o Jardim Fragrance. Há exposições de arte temporárias, uma série de concertos de verão com artistas sul-africanos e visitas com guias.
 
18h - No topo da Mesa
A Table Mountain (27-21-424-8181; tablemountain.net; 175 rands online, 195 rands na bilheteria, viagem de ida e volta) está para a Cidade do Cabo como a Torre Eiffel para Paris – um monumento grandioso que define e domina a paisagem. Tome o bondinho para subir os 1.085 metros de altitude dessa montanha de granito e arenito para vistas gloriosas do pôr do sol sobre a Cidade do Cabo. (A cansativa subida a pé demora cerca de duas horas.) O topo da montanha conta com uma rede de trilhas para caminhada. Esteja preparado para uma mudança rápida de planos em caso de virada do tempo.
 
20h - Comida e dança
Todo tipo de culinária e entretenimento está disponível na Cidade do Cabo. Mas por que não experimentar um favorito local? Nas noites de terça a domingo, o Marco’s Africa Place (15 Rose Lane, Bo-Kaap; 27-21-423-5412; marcosafricanplace.co.za) é onde a população local se reúne. Eles são encorajados a subir nas mesas para dançar quando as bandas e os dançarinos fantasiados se apresentam ao vivo, e até mesmo para também se apresentarem. A comida, uma mistura de culinária comum africana e culinária malaia do Cabo, fica quase em segundo plano. Experimente o prato de carnes de caça grelhadas, o fígado de galinha, a língua de boi, o samp (milho seco, descascado e moído) e o feijão. A torta de conhaque da Mama é imperdível. Um jantar, com cerveja, sai por cerca de 300 rands.
  • Pieter Bauermeister/The New York Times

    Reserve uma mesa ao lado da janela do Sevruga, com vista do litoral através das vigias, na Cidade do Cabo

 
23h30 - Uma noite no Atlântico
Beba com a galera jovem no Cafe Caprice (37 Victoria Road; 27-21-438-8315; cafecaprice.co.za), um bar ao ar livre no calçadão de Camps Bay. Ou desça algumas portas rua abaixo até uma boate de luxo, a St. Yves (The Promenade, Victoria Road; 27-21-438-0826; styves.co.za), para dançar no fim de noite e ver pessoas bonitas. As cadeiras na varanda externa dão vista para a areia da praia e o mar além. Resista à tentação de acompanhar os audaciosos no mergulho noturno nas águas geladas do Atlântico, onde há uma chance de dar de cara com um tubarão.
 

Sábado

 
9h - Hambúrgueres de avestruz
Comece o dia com uma variedade caleidoscópica de sabores no Old Biscuit Mill, em um complexo de moinhos vitorianos restaurados na área de Woodstock. Um ponto de encontro e restaurante, o Old Biscuit Mill vende comida fresca de todo o mundo (salgados franceses, falafel grego, macarrão asiático, paeja espanhola, panquecas holandesas, um bar de degustação de vinho, bloody marys e a mussarela mais fresca). Não deixe de experimentar, não importa a hora, o hambúrguer de avestruz saído diretamente da grelha (50 rands). Há bancas e lojas de roupas e artesanato nas proximidades (373-375 Albert Road; 27-21-447-8194; theoldbiscuitmill.co.za) e muitas amostras grátis. Um farto brunch custa entre 100 e 150 rands.
 
11h30 - Velhos e novos tesouros
A Greenmarket Square de paralelepípedos é uma das praças mais antigas da África do Sul, oferecendo dezenas de bancas abarrotadas que vendem artesanato local a preços justos, como bijuterias de contas, máscaras africanas e utensílios domésticos entalhados em osso. Os vendedores gostam de falar sobre seus produtos e negociar preços (Shortmarket e Burg Streets; 27-21-426-1052).
 
De lá, siga para a Long Street, onde jovens estilistas abriram butiques e as varandas de ferro dão um ar de Nova Orleans à rua. Thulare Monareng, nascida na Suazilândia e ex-aluna do Instituto de Tecnologia da Moda de Nova York, recentemente abriu o Fashion Collage Deli (219-223 Long Street; 27-21422- 2774), onde suas peças são expostas em mostradores refrigerados, engradados de Coca-Cola e carrinhos de compras. A Clarke’s Bookshop (211 Long Street; 27-21-423-5739; clarkesbooks.co.za) conta com mapas, gravuras, livros sobre o sul da África e excelentes dicas de literatura sul-africana. A African Music Store (134 Long Street; 27-21-426-0857; africanmusicstore.co.za) oferece uma excelente seleção de músicas de todo o continente, além de rádios, feitos quase inteiramente com componentes reciclados, plástico e tampinhas de garrafas de cerveja, que realmente funcionam.
 
15h - Vinho local
Nenhuma visita à Cidade do Cabo está completa sem uma parada em pelo menos uma das vinícolas banhadas de sol da região. A menos de 30 minutos de distância, no subúrbio nobre de Constantia, na histórica rota do vinho, a hospitalidade é aconchegante na Groot Constantia (27-21-794-5128; grootconstantia.co.za). Fundada em 1685, a vinícola é uma das mais antigas do país, elegante e convidativa com sua casa grande de fazenda, fileiras de carvalhos e uma vasta seleção de vinhos.
 
20h30 - Viciados em sushi
Há apenas uma razão para se visitar o V&A Waterfront, cujos preços são caros e parece um enorme shopping center globalizado: o Sevruga (Loja 4, Cais 5, V&A Waterfront; 27-21-421-5134; www.sevruga.co.za). O Sevruga oferece peixes locais, saladas fusion e uma excelente adega com os melhores vinhos da África do Sul. Para realmente apreciar a pesca do dia, peça o sushi – um ótimo negócio, sempre pela metade do preço (um combinado de 26 peças custa 120 rands). Reserve uma mesa ao lado da janela, com vista do litoral através das vigias.
  • Pieter Bauermeister/The New York Times

    Cidade do Cabo vista a partir do Signal Hall, com a Table Mountain ao fundo

 
22h30 - Coquetéis e música
Vá ao Asoka (68 Kloof Street; 27-21- 422- 0909; asokabar.co.za), um bar elegante e intimista, para apreciar sua música e deliciosos coquetéis, desde o clássico mai tai com abacaxi (45 rands) até o picante Porn Star Martini com maracujá (48 rands), em uma casa vitoriana restaurada. Com um design feng shui, aconchegante, o Asoka atrai uma clientela racialmente diversa, entre 20 e 30 e poucos anos. Dependendo da noite, a música e a dança podem ser ainda melhores no Fiction DJ Bar & Lounge (226 Long Street; 27-21-424-5709; fictionbar.com) ou no Zula Sound Bar (98 Long Street; 27-21-424-2442; zulabar.co.za), localizados na Long Street, próxima dali.
 

Domingo

 
8h - Seguindo para o sul
Quem viaja para a Cidade do Cabo sem visitar o Cabo da Boa Esperança? Alugue um carro e siga para o sul. Cuidado com os babuínos nas passagens nas montanhas! Pare em Simon’s Town para tomar o café da manhã e observar os desajeitados e barulhentos pinguins africanos (uma espécie ameaçada de extinção) em Boulders Beach. Siga em frente até o Cabo da Boa Esperança, ponto de encontro simbólico dos dois oceanos, embora o ponto geográfico seja mais ao sul, no Cabo das Agulhas. Desça as íngremes escadas de madeira até Diaz Beach, uma enseada parcialmente escondida no mar. Volte para a cidade passando pelas 114 curvas da Chapman’s Peak Drive, uma das estradas costeiras mais espetaculares do mundo.
 

O básico

 
Camps Bay Retreat (7 Chilworth Road, Camps Bay; 27-21-437-8300; campsbayretreat.com), em um santuário de 16 mil metros quadrados, oferece vistas do mar, uma quadra de tênis, piscinas, um spa e serviço excelente. Quartos duplos, com café da manhã, custam a partir de 2.750 rands (cerca de US$ 350) na alta temporada.
 
Protea Hotel North Wharf (1 Lower Bree Street; 27-21-443-4600; proteahotels.com) fica a uma curta distância do V&A Waterfront e conta com uma piscina na cobertura e 67 quartos e suítes. Uma suíte com dois quartos custa a partir de 1.920 rands. (Tradução: George El Khouri Andolfato)