Topo

Monumento a Washington é reaberto com pompa após terremoto de 2011

24.mar.2014 - O sol nasce atrás do monumento a Washington, na capital dos Estados Unidos - J. David Ake/AP
24.mar.2014 - O sol nasce atrás do monumento a Washington, na capital dos Estados Unidos Imagem: J. David Ake/AP

12/05/2014 18h05

WASHINGTON, 12 Mai (Reuters) - O Monumento a Washington, símbolo da capital dos Estados Unidos, reabriu nesta segunda-feira com discursos, música e festa depois de ficar fechado por quase três anos para o reparo de danos casados por um terremoto.

O obelisco de 170 metros de mármore e granito, a estrutura de pedra mais alta do mundo, foi exaltado por oradores na cerimônia de reabertura como símbolo perene das liberdades e dos princípios norte-americanos.

A secretária do Interior, Sally Jewell, e o bilionário e filantropo David Rubenstein, que pagou metade dos estimados 15 milhões de dólares dos reparos, estavam entre os dignitários que usaram tesouras gigantes para cortar a fita do evento.

"E o Monumento a Washington está agora reaberto!", disse o mestre de cerimônias e apresentador de TV Al Roker, sob os aplausos de uma plateia de várias centenas de pessoas.

O monumento, que é também a estrutura mais alta de Washington, sofreu rachaduras e perdeu pedras devido a um sismo de magnitude 5,8 em agosto de 2011.

O tremor fez turistas aterrorizados fugirem do mirante, que fica aproximadamente a dezoito metros do topo, e abriu rachaduras tão largas que deixavam a luz passar.

(Por Ian Simpson)