Turquia testa túnel ferroviário submarino que liga Ásia a Europa
Istambul - A Turquia concluiu com êxito o teste de um túnel ferroviário sob o estreito entre os lados europeu e asiático de Istambul, o primeiro de vários megaprojetos planejados na maior cidade do país a ver a luz do dia.
O túnel de 13,6 km, incluindo um túnel imerso de 1,4 km - o mais fundo do tipo no mundo, a 56 metros - passa debaixo do Estreito de Bósforo da Turquia, o movimentado canal de navegação que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro.
O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, que no domingo embarcou no primeiro trem a atravessar o túnel, disse que o projeto tinha 150 anos e, ao ligar "Londres a Pequim", servia não apenas aos de Istambul e Turquia.
O túnel faz parte do projeto maior "Marmaray" de 5 bilhões de dólares, que também inclui uma revitalização das linhas férreas urbanas existentes para criar uma linha de 76 Km que, segundo o governo, irá transportar 1,5 milhão de pessoas por dia através dos dois lados da cidade.
A construção do túnel começou em 2004 e foi feita por um consórcio japonês-turco, com fundos vindo do Banco do Japão para a Cooperação Internacional (JBIC) e do Banco Europeu de Investimento (EIB).
O Marmaray, que tem sido assolado por atrasos, está programado para abrir ao público em 29 de outubro, o aniversário da fundação da Turquia moderna, tornando-o o primeiro dos megaprojetos de Istambul a ser completado.
Erdogan propôs vários projetos de construção importantes para Istambul, alguns enfrentando uma dura oposição pública, incluindo um canal paralelo ao Bósforo para aliviar o tráfego marítimo, um dos maiores aeroportos do mundo, uma terceira ponte atravessando o Bósforo e uma grande mesquita com vista para a cidade.
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