Topo

Filhote de bisonte é sacrificado após ser 'salvo do frio' por turistas

Turistas pensavam que filhote de bisonte estava com frio - John Macdougall/AFP Photo
Turistas pensavam que filhote de bisonte estava com frio Imagem: John Macdougall/AFP Photo

De Washington

17/05/2016 11h27

As autoridades do Parque Nacional de Yellowstone (EUA) se viram obrigadas a sacrificar um filhote de bisonte depois que dois turistas o colocaram em sua caminhonete e o levaram aos escritórios do parque porque pensavam que ele estava com frio, informou nesta segunda-feira o jornal local "East Idaho News".

Apesar das boas intenções dos turistas, um pai e um filho, o filhote de bisonte teve que ser sacrificado após ter sido rejeitado pela manada, segundo o Serviço Nacional de Parques dos EUA. "A interferência pode causar que as mães rejeitem a sua prole", afirmou o Serviço em comunicado.

"Neste caso, os funcionários do parque tentaram de maneira repetida reunir o filhote com a manada. Estes esforços fracassaram. O animal foi por fim sacrificado porque foi abandonado e causou uma situação perigosa, ao se aproximar continuamente dos visitantes e dos automóveis na estrada", acrescentou a nota.

A agência federal lembrou que é "perigoso e ilegal" se aproximar ou alimentar aos animais no parque. "Yellowstone não é um zoológico. Administramos um ecossistema", frisou Charissa Reid, porta-voz do parque, lembrando que as normas indicam que é preciso se manter a uma distância de 20 metros dos bisontes.

Os turistas foram multados em US$ 110 (R$ 385). Em Yellowstone, um dos parques nacionais mais visitados dos EUA, vivem quase 5.000 bisontes.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou o bisonte como o "mamífero nacional", que passou se transformar oficialmente em símbolo do país junto com a águia careca.