Topo

Hotéis chineses se desculpam após vídeo revelador sobre higiene

Comunicados foram emitidos após a publicação de um vídeo de 11 minutos no Weibo, um popular website de rede social - iStock
Comunicados foram emitidos após a publicação de um vídeo de 11 minutos no Weibo, um popular website de rede social Imagem: iStock

16/11/2018 19h41

Hotéis de luxo chineses administrados por redes como Hilton e Marriott, entre outras, pediram desculpas por práticas anti-higiênicas depois que se tornou viral na internet um vídeo que mostra funcionários de limpeza usando as mesmas esponjas para lavar copos e pias e limpando superfícies de banheiros com toalhas de hóspedes.

Os comunicados foram emitidos após a publicação de um vídeo de 11 minutos no Weibo, um popular website de rede social, que supostamente mostrava filmagens com câmeras escondidas de funcionários de limpeza de hotéis operados pelas empresas Shangri-La Asia, Hilton Worldwide Holdings e outros.

Veja também:

O vídeo teve 29 milhões de visualizações e dezenas de milhares de comentários e compartilhamentos. Vídeos gravados com câmeras escondidas mostrando mau comportamento de funcionários de limpeza de hotéis de luxo chineses aparecem com bastante frequência nas redes sociais.

Devido à escassez de mão de obra e aos baixos salários, os hotéis têm dificuldades para pressionar os funcionários a seguir as regras, já que eles podem simplesmente pedir demissão e encontrar empregos em outros lugares. "Se os hotéis 5 estrelas são tão ruins, como serão os hotéis 3 estrelas?", perguntou Sam Zhao, analista da empresa de marketing Kantar Worldpanel, em Pequim.

O Bulgari Hotel Shanghai, administrado pela Marriott International, pediu desculpas em comunicado postado na quinta-feira no Weibo, afirmando que investigará o assunto e tomará as medidas apropriadas. Houve um pedido de desculpas semelhante do The Ritz-Carlton Hotel, que afirmou que reforçaria as regras de verificação de quartos e trabalharia com o governo em uma resposta. O vídeo, que foi postado em 14 de novembro, mostra uma camareira do Waldorf Astoria Hotel, em Xangai, usando uma única esponja para limpar copos e a pia.

A funcionária, então, pega a mesma esponja e limpa o vaso sanitário, segundo o texto mostrado no vídeo. A rede hoteleira pediu desculpas em comunicado postado no Weibo. No Bulgari Hotel, em Xangai, um funcionário é mostrado reutilizando uma tampa de copo de plástico retirada de uma lata de lixo.

Um funcionário do Ritz-Carlton Hotel em Xangai usa um gel que o vídeo descreve como xampu para limpar copos. Um comunicado divulgado na quinta-feira pelo Ministério da Cultura e do Turismo da China afirmou que "todos os níveis de autoridades culturais e turísticas deveriam tirar suas conclusões e priorizar a supervisão da qualidade dos serviços turísticos".