Topo

As razões para reservar uma viagem às Ilhas Andaman

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Nikki Ekstein e Sarah Khan

19/09/2018 14h27

A maioria das pessoas pode ter dificuldades para identificar as Ilhas Andaman no mapa: o arquipélago está espalhado ao longo dos limites ocidentais do Mar de Andaman, curvando-se suavemente para o norte, indo da Indonésia para Myanmar, tendo a Tailândia ao leste. No entanto, esta cadeia de ilhas (juntamente com seu arquipélago-irmão, as Ilhas Nicobar) não pertence a nenhum desses vizinhos; a região, na verdade, é um remoto posto avançado indiano. A maneira mais fácil de chegar lá é por Mumbai -- de onde sai um voo de três horas e meia até a cidade principal, Port Blair --, embora as rotas para a cadeia de ilhas estejam se expandindo de forma rápida e furiosa pela parte continental da Índia.

Embora esteja localizado em meio a tantos destinos emblemáticos, o arquipélago parece outro mundo. As 572 ilhas abrigam algumas das últimas tribos remanescentes da Terra que evitam contato com civilizações externas; a maioria das ilhas é desabitada, com mais elefantes selvagens que seres humanos em algumas áreas. Suas praias imaculadas ostentam uma fauna marinha tão abundante que conquistou o coração do lendário explorador Jacques Cousteau -- e isso bem antes de as ilhas anunciarem seu primeiro resort ultraluxuoso, um Taj Exotica com 72 mansões sobre palafitas inaugurado em abril.

A ilha de Havelock pode ser sua base no fim do mundo

Em agosto passado, o governo indiano retirou 29 ilhas de Andaman de uma lista de "áreas restritas" que exigia autorizações especiais para visitação. Com isso, pela primeira vez é viável passar de ilha para ilha. Mesmo assim, você vai querer se hospedar em Havelock, a ilha mais visitada do arquipélago. Por mais que seja relativamente desenvolvida, com diversos resorts e restaurantes, ela ainda é mais rudimentar que outros destinos de luxo insulares. É cheia de bosques de palmeiras e noz-de-areca, além de campos aparentemente infinitos de canas-de-açúcar que balançam ao vento.

Você pode visitar uma das melhores praias da Ásia

O principal caminho público que leva à praia número 7, ou Radhanagar Beach, na costa ocidental da Ilha de Havelock, é tão coberto de coqueiros e árvores de mahua que sua existência parece até impossível. Mas quando você a encontrar, entenderá imediatamente por que a revista Time apontou essa praia deslumbrante como a melhor da Ásia. O exuberante dossel verde forma um pano de fundo rudimentar para uma faixa reluzente de areia branca, e apesar de a praia ser pública, você raramente terá que dividi-la com muita gente.

Resorts de alto nível se aninham na praia

O novo Taj Exotica Resort & Spa controla uma área particularmente calma de Radhanagar cercada por bosques; o hotel estilo vila, com telhados de palha curvados, tem arquitetura inspirada em uma das tribos da região. A localização deixa o visitante a uma curta distância das várias aventuras de Havelock, desde a navegação até a Praia dos Elefantes até caminhadas pela selva. Apenas certifique-se de voltar a tempo de admirar o sol se pôr sobre Radhanagar da piscina de borda infinita do hotel, instalada em um terraço elevado com vista para as árvores.