Topo

Frio ou calor demais no avião? Agora tem um app para denunciar

iStock
Imagem: iStock

Eliza Haverstock

02/08/2018 14h58

Cansado de suar (ou tremer de frio) ao viajar de avião? Um novo aplicativo de celular da Associação de Comissários de Bordo dos EUA (AFA, na sigla em inglês) possibilitará que o passageiro denuncie temperaturas desconfortavelmente altas ou baixas à associação diretamente do assento no avião -- não é necessária nenhuma conversa incômoda durante o voo.

Disponibilizado gratuitamente para passageiros e tripulações, o aplicativo para telefones celulares da AFA, 2Hot2Cold, faz parte de uma iniciativa mais ampla para introduzir padrões operacionais para o controle climático da cabine. Ao documentar problemas, a AFA espera coletar informações para respaldar uma petição apresentada no início do mês solicitando que o Departamento de Transportes dos EUA exija que as empresas aéreas mantenham a temperatura da cabine dentro de uma faixa de cerca de 18 a 24 graus Celsius.

O calor ou frio excessivo certamente pode tornar o voo ruim, mas além disso temperaturas extremas podem ser perigosas para passageiros e tripulantes, causando fadiga e tontura, entre outros males, segundo a AFA. Esses riscos à saúde podem atrasar reações a emergências a bordo, afetar as operações da empresa aérea e, em última instância, criar uma série de problemas, disse a presidente da AFA, Sara Nelson, em entrevista.

A AFA teve a ideia do aplicativo para relatar a experiência no voo há um ano, quando uma criança teve hipertermia e ficou inconsciente dentro de um avião quente que estava parado na pista, em Denver, nos EUA. Além disso, distribuiu chaveiros com termômetros para todos os membros da AFA como parte da iniciativa.

"Quando falamos com comissários de bordo e dizemos 'você já passou por isso, um evento de temperatura extrema?', todos levantam a mão", disse Nelson. "E quando você conversa com passageiros que voaram mais de uma vez de avião, é possível que também afirmem que passaram por problemas com a temperatura a bordo."