Topo

Os melhores aplicativos de tradução para viagens ao exterior

Turistas tiram fotos da Estátua da Liberdade, em Nova York - Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images/AFP
Turistas tiram fotos da Estátua da Liberdade, em Nova York Imagem: Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images/AFP

Tom Samiljan

Da Bloomberg

23/07/2018 15h44

Até certo ponto, os falantes nativos de inglês não enfrentam muitas dificuldades. O idioma é falado por uma em cada cinco pessoas do planeta, por isso é facilmente compreendido em qualquer lugar, de Atenas a Zagreb. E para quem aprendeu inglês desde pequeno, os idiomas estudados no ensino médio ou aperfeiçoados durante temporadas no exterior fazem com que o mundo pareça ainda mais interconectado.

Mas às vezes, mesmo com essa vantagem, ficamos sem palavras. Quando você está tentando se comunicar com um motorista de táxi em Tóquio ou escolher o melhor remédio contra gripe na França (como é mesmo que se diz "que não produz sonolência"?), as habilidades linguísticas rudimentares ou um concierge amigável nem sempre conseguem ajudar.

Veja também: 

É aí que entra em cena o Google Tradutor. Desde 2006, o aplicativo gratuito vem derrubando barreiras idiomáticas para viajantes em todo o mundo – e seus métodos algorítmicos de aprendizagem de máquina só ficaram melhores (e fluentes em mais idiomas) com o tempo.

Sua tecnologia agora está disponível para desenvolvedores por meio de uma API pública, o que nos oferece ferramentas de tradução mais inteligentes do que nunca. Algumas são especializadas em determinados idiomas ou regiões, algumas podem ouvir sua voz além de ler textos, e outras podem até detectar idiomas automaticamente ou usar o reconhecimento de imagens para fornecer as palavras que você procura.

Nenhuma dessas ferramentas é perfeita – por enquanto – e, às vezes, não conseguem diferenciar uma víbora de um cotovelo. Mas, depois de oito meses de testes em viagens na França, na Espanha, na Alemanha e no Japão, essas duas se destacaram. Ambas têm versões gratuitas e estão disponíveis para dispositivos Android e iPhone.

Melhor cobertura global: Google Tradutor

Google Tradutor - Reprodução/Google Tradutor - Reprodução/Google Tradutor
Imagem: Reprodução/Google Tradutor

Por que gostamos: com mais de 100 idiomas que podem ser detectados e traduzidos automaticamente em ambos os sentidos por texto, voz e reconhecimento de caracteres, este aplicativo cobre uma parte maior do mundo do que qualquer outro – mesmo que os concorrentes usem sua tecnologia como base para recursos especializados exclusivos e conhecimentos regionais.

Advertência: dê grandes trechos de texto ou algo remotamente técnico ao Google, e ele terá dificuldades – às vezes cômicas.

Usar o recurso Google Lens para traduzir o rótulo em uma caixa de leite integral e não homogeneizado em um supermercado de Kyoto, por exemplo, pode resultar em: "Quebrar homogeneização de glóbulos de gordura sem homogeneizar o leite próximo de peixe ordenhado feito da forma mais artesanal possível."

Melhor para viagens de negócios: TripLingo

Triplingo - Reprodução/TripLingo - Reprodução/TripLingo
Imagem: Reprodução/TripLingo

Por que gostamos: mais que um simples tradutor, o TripLingo é um aplicativo de viagens que oferece um serviço completo para minimizar os erros de comunicação e os passos em falso durante viagens ao exterior. 

O aplicativo oferece traduções instantâneas com base em voz e texto em 42 idiomas, além de orientações sobre costumes locais, etiqueta e gorjetas em diversos lugares do mundo (tem até mesmo lembretes com frases úteis relativas à saúde e à segurança, por via das dúvidas.)

Advertência: a maioria dos recursos básicos é gratuita, mas alguns recursos premium exclusivos exigem uma assinatura de US$ 20 por mês, como aulas de idiomas, livros de frases personalizados e uma tradução ao vivo a cada 30 dias.