Topo

Viagem

Roteiros internacionais

Embarque em aventuras em desertos remotos para fugir do mundo

Meera Dattani e Nikki Ekstein

05/02/2018 16h17

Você busca solidão e tranquilidade em um lugar onde céus amplos pairam sobre paisagens que se estendem por quilômetros, sem praticamente ninguém à vista?

Se você já não tem vontade de seguir a multidão para a praia nem para as pistas de esqui e realmente deseja escapar do mundo moderno, talvez seja uma boa ideia explorar um dos desertos do mundo. Bônus: é improvável que chova.

Um quinto da massa terrestre da Terra é classificado como lugar desértico, por receber menos de 25 centímetros de precipitação por ano. Admirar as estrelas no Atacama, no Chile, e explorar as catedrais de areia do Chade são algumas das aventuras que podem ser realizadas nos desertos, que estão presentes em todos os continentes. A seguir, três das melhores opções:

Viagem difícil: deserto Ennedi

Reprodução/Condé Nast Traveler
Cordilheira de arenito Ennedi Massif, no Chade Imagem: Reprodução/Condé Nast Traveler

O norte do Chade dificilmente está no topo de sua lista de destinos de férias: é difícil chegar lá, o lugar tem pouca infraestrutura e o nível de conforto é ainda menor. Mas o Maciço de Ennedi, um Patrimônio Mundial da Unesco no meio do Saara, vale a pena a visita. O vento e a água esculpiram esse platô de arenito e criaram formações rochosas extraordinárias, como o impressionante Arco Aloba, de 120 metros de altura.

No sul da região, você encontrará as lagoas do deserto Ennedi, ou gueltas, lar de crocodilos do deserto. Adicione à aventura os mercados locais e encontros casuais com o povo nômade Tubu e suas caravanas de camelos, e a região incitará seu desejo de explorar. Mas atenção se você gosta de luxo: o terreno é difícil e a hospedagem não tem nenhuma frescura.

Foto perfeita: Antártica

Brian Skerry/National Geographic Creative
ma foca-leopardo descansa num bloco de gelo na Antártica Imagem: Brian Skerry/National Geographic Creative

O continente mais seco e frio do planeta é, tecnicamente, um deserto de 14.000.000 quilômetros quadrados. Apesar das condições gélidas, cai menos chuva na Antártida do que no Saara. Os viajantes que se aventuram tão ao sul tendem a ir lá apenas uma vez, por isso esta é uma viagem perfeita para fotografar e preservar essas recordações.

Navegando no recém-reformado Ocean Adventurer com um especialista em fotografia, você atravessará a Passagem de Drake, contemplará icebergs gigantescos e aprenderá a capturar paisagens deslumbrantes e animais selvagens únicos, como bandos de pinguins e baleias minke. Um mergulho nas águas geladas é opcional.

Céus extremamente límpidos: deserto do Atacama

Getty Images
Lagoa no deserto do Atacama Imagem: Getty Images

Ninguém acha que se arrastar pela areia sob um sol abrasador é sinônimo de diversão. Para ter uma experiência no deserto repleta de mimos, dirija-se ao Alto Atacama Desert Lodge & Spa, no deserto do Atacama, no Chile. Com um observatório próprio ao ar livre, além de um poderoso telescópio em uma colina próxima, você estará perfeitamente situado para admirar um dos céus mais límpidos do Hemisfério Sul.

Se você acabar enjoando dos tratamentos de spa durante o dia e das seis piscinas exteriores do resort, que contêm muito mais água do que o único milímetro de chuva que cai lá por ano, o lugar oferece mais de 30 excursões guiadas pelo deserto, incluindo escaladas de vulcões, passeios de mountain bike e exploração de antigas ruínas incas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Roteiros internacionais