Viagem

Catalunha admite uso de foto da Austrália para promover turismo local

Anelise Infante
De Madri para a BBC Brasil

05/03/2009 16h32

O governo da Catalunha, na Espanha, está promovendo o turismo na região com fotos tiradas na Austrália e no Caribe, em um incidente que provocou muitas críticas por parte dos catalães, dos políticos e da imprensa espanhola.

FOTOS FALSAS NA CATALUNHA
Jacobs Stock/Fotomontagem Be Brand
Foto de Costa Brava havia sido feita em Perth, na Austrália
George Shelley
Foto das Bahamas, divulgando Costa Brava
No último mês, a secretaria de Turismo catalã fez duas campanhas publicitárias usando fotos que "fingiam" ter sido tiradas na Catalunha. A mais recente mostrava pai e filho diante do mar para divulgar um congresso de gastronomia na Costa Brava. Ao todo, 30 mil cartazes foram distribuídos, mas o governo catalão reconheceu na quarta-feira que a foto, na verdade, havia sido feita em Perth, na Austrália.

A surpresa indignou os partidos políticos locais, principalmente porque não era a primeira falsificação. Na última feira internacional de turismo de Madri, em fevereiro, a Secretaria de Turismo da Costa Brava escolheu uma foto das Bahamas para divulgar as belezas de suas praias.

Só que, ao contrário da imagem australiana em que as cores do mar e da areia foram alteradas em computador para dar tons mais parecidos ao do Mar Mediterrâneo, no caso do Caribe ficou a água turquesa que não existe no litoral catalão.

A assessoria de imprensa do governo da Catalunha disse à BBC Brasil que não sabia que as imagens tinham sido feitas em outros lugares.

Segundo a assessora, o governo local fez um contrato com uma empresa de publicidade catalã e explicou a intenção da campanha.

"Depois, virou essa confusão toda. Nem é para tanto, já que se trata de uma inserção publicitária pontual", afirmou a assessora. "O importante é o conceito, mais do que a paisagem."

Aprovação
Já a agência Be Brand, responsável pelas duas campanhas com fotos alteradas, disse apenas que todo o processo foi aprovado pelo Patronato de Turismo catalão.

Os publicitários não quiseram responder às perguntas da BBC Brasil, mas afirmaram que "não só houve consentimento para usar as imagens, como já há dois outros projetos em andamento assinados com o governo local".

Na quarta-feira, a Federação de Cidadãos de Girona (uma das principais cidades catalãs) e o Partido Político da Cidadania pediram a demissão do secretário de Turismo por causa do "vexame" das campanhas alteradas.

Mas o diretor-gerente do 10º Congresso de Gastronomia da Costa Brava, Jaume Von Arend, pediu "calma e compreensão a todos".

"Fomos informados de que era uma fotomontagem e consentimos porque refletia o conceito adequado da celebração do centenário da Costa Brava e os dez anos do fórum (congresso gastronômico)", disse Von Arend à BBC Brasil.

"Além do mais, ali não aparece escrito que aquela praia é na Costa Brava", disse Von Arend.

A imprensa espanhola descreveu as campanhas como uma "vergonha" e "ridículo internacional".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo