Viagem

Viajantes podem ser do tipo 'Spock' ou 'Homer', diz especialista

22/12/2008 13h26

Um cientista especializado no estudo do comportamento associado ao transporte diz ter chegado à conclusão de que as pessoas que viajam podem ser classificadas em dois tipos que têm semelhanças com personagens conhecidos de séries de TV: o vulcano Spock, de Jornada nas Estrelas, e Homer Simpson, do desenho animado Os Simpsons.

Segundo Glenn Lyons, professor da University of the West of England, em Bristol (oeste da Inglaterra), "os dois personagens ilustram os tipos de comportamentos individuais" na hora de tomar decisões relacionadas às viagens.

"Pesquisas mostram que as escolhas individuais são ligadas a inúmeros fatores, incluindo sua personalidade, seus hábitos, sua estrutura familiar e a sua rede social", disse o cientista ao jornal Evening Post, de Bristol.

"Spock é o arquétipo da lógica - ele quer saber todos os fatos para ser capaz de tomar a melhor decisão possível quando está fazendo uma viagem."

O "viajante Spock" seria aquele que navega na internet procurando informações sobre a viagem e procura fazer o possível para evitar congestionamentos.

"Homer Simpson, por outro lado, acha que fazer viagens não é complicado. Enquanto as coisas funcionarem, ele pode pensar em muitas outras coisas (e não em como 'melhorar' sua viagem)."

Esse tipo de viajante, por exemplo, tende a considerar os congestionamentos uma coisa normal e procura se conformar.

Em seus estudos, Lyons, diretor da Sociedade de Pesquisa em Transporte da University of the West of England, concluiu que o setor do transporte já trabalha pensando nesses dois tipos de viajantes.

Há pessoas trabalhando para fornecer aos "viajantes Spock" conselhos e informações para tornar a viagem mais agradável, e outras que desenvolvem serviços e produtos cada vez mais sofisticados para uso dentro do veículo, a fim de ajudar o "viajante Homer" a passar o tempo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo