Viagem

'Turismo hedonista' está em alta, diz pesquisa

12/11/2007 18h10

Um relatório da consultoria Euromonitor International, apresentado no maior evento de turismo mundial (a World Travel Market 2007), diz que os viajantes entre 25 e 34 anos estão redefinindo o conceito de "férias" e trocando o descanso por festas que duram dias inteiros.

Segundo a pesquisa, o "turismo hedonista" está em alta principalmente nos Estados Unidos, onde hotéis de Las Vegas e companhias de cruzeiros oferecem festas regadas a muito álcool, visitas a clubes de strip-tease e passeios de limusine.

Alguns hotéis já oferecem festas à beira da piscina em que "cabanas" privadas, com cadeiras e mesas, são vendidas por até US$ 5.000 (cerca de R$ 8.700) e uma garrafa de bebida pode chegar a US$ 400 (R$ 700).

"Procurando sempre superar a última festa, esses turistas, que estão ficando mais velhos e ganhando mais, vão continuar buscando atividades e experiências especiais, tornando o 'turismo hedonista' uma tendência de longo prazo, passada de geração em geração", diz o relatório.

A consultoria avalia que lugares como Buenos Aires, Cidade do Cabo e Macau podem se beneficiar dessa fatia do mercado turístico no futuro.

'Slow travel'

O documento também destaca outro tipo de turismo, o chamado "slow travel", que consiste em viagens mais tranqüilas, em que as pessoas se hospedam em fazendas, procurando apreciar a vida e a comida locais.

Essa tendência, que já é sucesso na Europa, estaria se espalhando para outras partes do mundo, incluindo o Brasil, onde o turismo doméstico rural é considerado um nicho em expansão.

Ainda segundo o relatório, o país estaria vivendo um bom momento tanto para viagens nacionais como internacionais devido à força da moeda brasileira.

Para a consultoria, outros tipos de turismo que têm grande potencial são as viagens religiosas no Oriente Médio -baseadas em atividades permitidas de acordo com a lei islâmica- e as viagens que têm como foco os bichinhos de estimação, em especial na Reino Unido.

Segundo o relatório, algumas redes de hotel já começaram a oferecer produtos e serviços especiais para os animais que saem de férias junto com os donos, um investimento que pode trazer rendimentos anuais até 30% maiores para essas empresas.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo