Viagem

Aquecimento global inspira novo tipo de ecoturismo

04/05/2007 11h06

As mudanças climáticas criaram uma nova modalidade de ecoturismo, o "aquecimenturismo" - especializado em mostrar os efeitos do aquecimento global.

Uma empresa americana começou a oferecer um pacote de viagem para a Groenlândia, levando os turistas para conhecer as mudanças na paisagem provocadas pelo fenômeno.

"Uma viagem de descobertas à Ilha do Aquecimento" é o nome da expedição turística de 12 dias, entre 25 de setembro e 6 de outubro, oferecida pela Betchard Expeditions, da Califórnia, a uma ilha na costa leste da Groenlândia que surgiu recentemente, com o derretimento do gelo que a unia ao continente.

A empresa, especializada em pacotes de ecoturismo, embarcou no "aquecimenturismo" com a idéia de mostrar aos turistas a "nova ilha" com o "descobridor" dela, Dennis Schmitt.

Pelo preço mínimo de cerca de R$ 10 mil (sem incluir a passagem aérea até a Islândia), o turista inicia a viagem na capital islandesa, Reykjavik, e de lá segue no barco de exploração M/V Aleksey Maryshev até a costa leste da Groenlândia.

Glaciares e gêiser

A Betchart Expeditions explica que em fotos de satélite de 1985, a ilha ainda aparece completamente ligada ao continente, mas que "em apenas 20 anos, uma impressionante ilha com pedras escarpadas que mergulham no oceano emergiu".

O passeio também inclui uma visita ao fiorde mais longo do mundo, além de passar por povoados Inuit (esquimós) isolados.

Os turistas têm ainda a oportunidade de participar de conversas com Dennis Schmitt sobre as expedições científicas dele ao Ártico e ao Estreito de Bering, no oeste do Alaska.

Entre vistas "incríveis de glaciares maravilhosos", oportunidades de apreciar a aurora boreal e a rica fauna marinha de orcas, baleias azuis, focas, golfinhos e pássaros, a empresa promete ainda paisagens vulcânicas e históricas da Islândia e uma visita ao gêiser islandês Geysir, que deu nome a todos os outros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo