Topo

Italiano é condenado por vender avaliações falsas de hotéis

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da UOL

13/09/2018 18h01

Escrever avaliações na internet utilizando identidade falsa é crime na Itália, estabeleceu o Tribunal Penal de Lecce, em um dos primeiros casos desse tipo no país.   

O proprietário de uma empresa chamada PromoSalento, que vendia pacotes de avaliações falsas a hotéis na Itália, foi condenado a nove meses de prisão e deverá pagar cerca de 8 mil euros em despesas e danos.   

Veja também

O site de viagens TripAdvisor ajudou no processo contra a PromoSalento e compartilhou as provas recolhidas por sua equipe de investigação de fraudes, fornecendo também suporte de seus advogados italianos.   

"Acreditamos que se trata de uma sentença histórica para a internet", comentou Brad Young, vice-presidente do TripAdvisor.   

"Investimos muito na prevenção de fraudes e somos eficazes em identificá-las. Em 2015, bloqueamos as atividades de mais de 60 empresas de avaliações a pagamento no mundo", disse.   

Por outro lado, Young reclama que a empresa não consegue resolver essa situação sozinha, por isso quer colaborar com as autoridades competentes para auxiliar nos processos penais. A sentença também foi bem recebida por entidades do setor hoteleiro e de turismo.   

"É um sinal muito importante", declarou Giorgio Palmucci, presidente da Confindustria Alberghi. "Temos colaborado com o TripAdvisor, denunciando todas as situações nas quais recebemos ofertas de avaliações a pagamento", continuou. Segundo ele, a sentença do Tribunal de Lecce faz justiça com todos os empresários "corretos".   

Por outro lado, a Federalberghi acredita que esse é um problema de dimensões enormes e que não pode ser resolvido de forma isolada. "O primeiro passo [para a solução] é que os portais deem um 'basta' às avaliações anônimas ou àquelas feitas por nomes de usuários suspeitos", declarou a organização.