Topo

Coliseu inaugura passeios guiados ao pôr do sol

Divulgação
Imagem: Divulgação

20/07/2018 15h12

O Parque Arqueológico do Coliseu abre nesta sexta-feira (20) visitas guiadas noturnas, chamadas de "Pôr do sol no Palatino". Pensando no renomado livro do escritor Wolfgang Goethe, "Viagem à Itália", o parque recria os passos do alemão, percorrendo as entranhas do percurso ecológico do Palatino, reaberto recentemente.   

"Subi em direção à coluna de Trajano perto do anoitecer, de onde se tem um panorama incomparável. Visto lá de cima, no calar do sol, o Coliseu se mostra em toda a sua imponência", escreveu Goethe.   

O percurso explora, além da história e da arquitetura, percepções e atmosferas do período romântico, aproveitando também a relação com o patrimônio botânico que circunda o passeio.   

Partindo da via S. Gregorio, prossegue-se ao longo das Arcate Severiane, entre lugares sugestivos como o monumento Pedagógio, onde se instruíam os escravos imperiais, e as Escadas Caci, ligadas ao culto das origens. Caminhando pelo apêndice, eis o Palácio Tiberiano, o primeiro verdadeiro palácio imperial no Palatino, chegando finalmente aos Hórreos de Agripa, última etapa da visita. Os passeios serão feitos entre 18h e 21h, com ingressos que custam de 16 euros (meia-entrada) a 18 euros (inteira).