Viagem

Saiba a melhor época para agendar voos e hotéis para 2018

Getty Images
Já está planejando as férias do próximo ano? Confira dicas para economizar Imagem: Getty Images

da ANSA, em São Paulo

27/12/2017 08h19

Ao organizar uma viagem, escolher a época para embarcar é crucial: agendar no momento certo para garantir os melhores preços é o desejo de grande parte de viajantes do mundo todo. Por conta disso, o site de viagens Kayak analisou dados provenientes de milhões de pesquisas feitas na plataforma para descobrir o momento mais conveniente para reservar voos e hotéis para os destinos mais desejados de 2018.

Veja também

Na Europa, economiza mais quem agenda com pouca antecedência

Boas notícias para quem ama organizar as viagens em cima da hora: ao reservar com pouca antecedência, é possível encontrar voos mais econômicos para destinos europeus. Se a compra é feita um ou dois meses antes da partida, é possível economizar até 56%. É o que acontece com quem vai para Edimburgo, por exemplo. Mas é possível fechar bons negócios até para Londres e Budapeste, onde, comprando a passagem um mês antes, paga-se, respectivamente, 49% e 46% a menos.

Lisboa, por outro lado, é o único destino do Velho Continente que requer maior planejamento. São necessários oito meses de antecedência para reduzir os custos da viagem, em uma economia que pode ser de até 38%.

Longas distâncias: agendar com antecedência ajuda a economizar

Para viagens de longa distância, é necessário um planejamento mais estruturado. Ao reservar voos de sete a nove meses antes da partida para destinos mais populares, como Phuket, Dubai, São Francisco e Malé, é possível garantir tarifas mais baratas.

Já para Tóquio e Colombo, o ideal é comprar o bilhete aéreo com quatro ou cinco meses de antecedência. Para viagens a cidades populares dos Estados Unidos, como Nova York, Miami e Los Angeles, ao adquirir os tickets com um ou dois meses de antecipação, poupa-se 29%, 28% e 43%, respectivamente.

Os melhores dias para voar

Para a maior parte dos destinos, é possível obter preços mais justos escolhendo voos com saída no início da semana - de segunda a quarta-feira — e evitando dias como sexta, sábado e domingo. Escolher o dia certo pode levar a uma economia de 77% em voos na Europa e de 38% em rotas em outros continentes.

Quando convém reservar o hotel?

Saber o melhor momento para agendar a acomodação também pode levar a grandes economias. Para destinos europeus, como Amsterdã, Praga, Budapeste, Edimburgo e Paris, os melhores preços são encontrados de um a três meses antes da saída.

Se o desejo é um alojamento de baixo custo em Londres, Lisboa, Berlim, Copenhague ou Madri, é melhor começar a se planejar com antecedência (de oito a 11 meses antes). Para destinos na Ásia ou nas Américas, as melhores ofertas podem ser encontradas um ou dois meses antes da viagem.

Dentre eles, Nova York, Punta Cana, Dubai, Tóquio e Bangkok oferecem preços mais econômicos um mês antes da partida.

No Velho Continente, Budapeste é a cidade que oferece percentual de economia mais elevado: reservando o hotel três meses antes da partida, paga-se 38% a menos se comparado a um agendamento feito com 10 meses de antecedência. Em Edimburgo e Paris, ao reservar um ou dois meses antes, ao invés de 11, economiza-se um total de 37% e 23%, respectivamente. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo