Viagem

Conheça as cinco ilhas mais belas da Croácia

De Roma

16/08/2016 13h00

Além de águas cristalinas, praias com areia dourada e uma natureza exuberante, as ilhas da Croácia também oferecem muita história, museus, esportes e festas. Confira cinco das mais encantadoras ilhas presentes na costa do país europeu:

1. Cres

Getty Images
Imagem: Getty Images

Localizada na ampla baía de Kvarner, esta é a maior ilha do Adriático, com praias encantadoras, natureza preservada e mar limpo. As praias naturistas ficam em Kovacine e Punta Kriza. Na primeira delas, aliás, também existe uma praia para deficientes que conta com toda a ajuda necessária e um acesso especial para entrar no mar.   

As cidades de Lubenice, Osor, Beli e Cres são verdadeiras jóias da arquitetura rural e medieval e de projetos ecológicos. A ilha, que recebe campeonatos de nível internacional e nacional, é um verdadeiro paraíso para os velejadores, sendo considerada um destino ideal para os amantes da natureza, sendo o local para desafiar os próprios limites: escalada livre, windsurf, kitesurf , caiaque e até mesmo pesca submarina são os principais esportes radicais praticados na ilha.

2. Pag

Getty Images
Imagem: Getty Images

Com mais de 2.500 horas de sol por ano, a ilha é conhecida como uma das mais ensolaradas do Adriático. Na parte oriental, destacam-se as pedras, costa íngreme e paisagem rústica, enquanto na ocidental, uma paisagem verde e suave.   

Há anos, é considerada o destino preferido para o jovens em busca de música e festas na orla de águas cristalinas. As praias também são o "point" dos apaixonados e praticantes do windsurf. Na gastronomia, destacam-se as iguarias locais, como cordeiro e o famoso queijo Pag, um dos símbolos da ilha.   

3. Dugiotok

Getty Images
Imagem: Getty Images

Conhecida como "Ilha Longa", lá é possível desfrutar de uma bela e grande reserva natural. Entre os principais locais para aproveitar as belezas da ilha estão: o Parque Natural Telascica e o Parque Nacional Kornati, as baías de Soliscica, de Pantera e a praia de Sakarun, considerada uma das baías mais belas do mundo.

Além disso, há o pitoresco farol na pequena cidade de Veli Rat. A ilha, famosa por suas pedreiras, desde o Império Romano, no início do século 20, é uma das mais belas do Adriático, sua flora mediterrânea é o lugar ideal para os amantes do fundo do mar e de águas cristalinas. 

4. Brac

Getty Images
Imagem: Getty Images

Considerada a terceira maior ilha do Mar Adriático, é um dos principais pontos turísticos da Croácia. Entre as cidades mais conhecidas da ilha estão Bol e Supetar. Com baías profundas, florestas de pinheiros ao longo do mar, águas cristalinas, a praia Zlatni Rat, em Bol, é uma das mais fotografadas pelos turistas e um destino de verão bastante popular.

Bol é o local dos pescadores, marinheiros e um ambiente turístico com complexos hoteleiros, casa e apartamentos para locação. Na gastronomia, os restaurantes optam por servir receitas originais da Dalmácia.   

5. Mljet

Getty Images
Imagem: Getty Images

A ilha, uma das mais verdes do Mar Adriático, é um dos locais mais esplêndidos do Mediterrâneo. Ilha selvagem, mística, repleta de árvores e bosques, ideal para explorar a rica flora e fauna, além de desfrutar da beleza e da paz da natureza.   

Ao observar a paisagem de Mljet é possível se deparar com rebanhos de cabras, ovelhas e burros. Como patrimônio arquitetônico, há o Palácio de Diocleciano em Split, e o anfiteatro em Pula.  Possui bela natureza, águas cristalinas, lagos e a riqueza cultural, tornando tudo um verdadeiro paraíso na terra.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo