Topo

Museus do Vaticano abrirão suas portas nas noites de sexta-feira

Busto de Antinous, amante do imperador romano Handrian, é uma das obras expostas nos Museus do Vaticano - Domínio Público
Busto de Antinous, amante do imperador romano Handrian, é uma das obras expostas nos Museus do Vaticano Imagem: Domínio Público

Cidade do Vaticano, na Itália

05/05/2016 12h03

Os Museus do Vaticano, que abrigam algumas das mais importantes obras de arte do mundo, abrirão suas portas também durante as noites de sexta-feira, das 19h às 23h, com último ingresso às 21h30. A novidade vale para o período de 6 de maio a 28 de outubro de 2016.

Normalmente, o local funciona até as 18h, mas há alguns anos a Santa Sé já vem adotando a ideia de abrir os famosos "museus do Papa" no período noturno, pelo menos durante a primavera e o verão europeus.

A iniciativa tem por objetivo permitir visitas em um horário menos lotado e com temperaturas mais amenas.   

Além disso, os frequentadores dos Museus Vaticanos poderão presenciar apresentações musicais ao vivo, em parceria com a Academia de Santa Cecília, uma das instituições mais prestigiadas do mundo.   

"Uma noite de tardia primavera ou de pleno verão nos Museus Vaticanos, talvez uma noite de lua sobre a cúpula de São Pedro vista dos terraços da galeria. Não é essa uma visão mágica, digna de Shakespeare?", ressaltou o diretor do local, Antonio Paolucci.   

Os ingressos para as visitas noturnas podem ser comprados online por meio da página oficial dos museus (www.museivaticani.va) e só não estão disponíveis para o período entre 30 de julho e 1º de setembro.   

O local guarda algumas das pinturas mais famosas da história da arte, como "A deposição de Cristo", de Caravaggio, e "A escola de Atenas", de Rafael, além da celebrada Capela Sistina, lar da obra-prima de Michelangelo.