Topo

Coliseu é 2º sítio arqueológico mais visitado de 2015

Itália conseguiu incrementar o turismo mesmo com a atual onda de terrorismo. - Reprodução/Matador Network
Itália conseguiu incrementar o turismo mesmo com a atual onda de terrorismo. Imagem: Reprodução/Matador Network

De Roma

07/01/2016 12h00

O complexo turístico do Coliseu, Foro Romano e Palatino, em Roma, foi o segundo sítio arqueológico mais visitado do mundo em 2015.  Um dos maiores símbolos da capital italiana teve aproximadamente 6,6 milhões de visitantes, contando os ingressos comprados no local e obtidos com os bilhetes Roma Pass e Archaeologia Card.

Foi superado apenas pela Grande Muralha da China, que contou com a passagem de cerca de 10 milhões de pessoas no ano passado. O número representa um aumento de 5,7% em relação a 2014 e uma grande notícia tanto para a cidade quanto para o país europeu, que conseguiram incrementar o turismo mesmo com as mais recentes ameaças de terrorismo.   

No entanto, o Coliseu não foi a única atração cultural italiana a bater recordes de visitantes em 2015. O Museo Nazionale d'Abruzzo, na cidade de Áquila, por exemplo, reabriu pouco antes do Natal e recebeu durante as festas de fim de ano mais de 6 mil pessoas.

O ministro de Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini, divulgou um balanço das visitas a museus no país. "O novo ano começa com um grande sucesso para os museus italianos. São muitos os nativos e turistas que estão visitando as obras-primas do nosso patrimônio", explicou.   

Além disso, Franceschini ainda falou sobre a iniciativa de tornar os domingos gratuitos em todos os museus possíveis. "São muitas as cidades que já confirmaram sua adesão. Este é um sinal importante para mostrar que a ideia é bastante apreciada", acrescentou o ministro.