Topo

Para amantes de sombra e água fresca, Cuba é destino ideal

O melhor período para visitar as maravilhas da ilha é entre os meses de novembro a abril - Getty Images
O melhor período para visitar as maravilhas da ilha é entre os meses de novembro a abril Imagem: Getty Images

Ida Bini

De Roma

15/12/2015 12h00

A ilha de Cuba, com suas praias paradisíacas e águas cristalinas do nar do Caribe, é um dos destinos mais em alta nesta temporada. Com o início da normalização entre o governo local e os Estados Unidos, os interesses econômico, turístico e comercial pelo país latino-americano reacenderam.   

Mesmo que os benefícios desta "nova fase" sejam sentidos apenas nos próximos anos, a beleza natural da região continua intacta e a população permanece acolhedora, em uma atmosfera de autenticidade e simplicidade.

O melhor período para visitar as maravilhas da ilha é entre os meses de novembro a abril, quando o clima pode oferecer muito sol, sombra e água fresca, além dos melhores passeios de barco entre as baías ao longo dos sete mil km de costa e as 1,6 mil ilhotas e barreiras de corais da região.   

Na ilha mais famosa do Caribe, as praias são imperdíveis por suas cores contrastantes, pela areia fina e branca, água limpa e cristalina e pela vegetação que chega até a costa.   

No lado ocidental do país, uma das praias mais recomendadas é a Maria la Gorda, localizada na Península de Guanahacabibes, destino ideal para mergulhar, graças a sua riqueza de corais e peixes.   

O local é conhecido também pela Reserva Biosfera da Península de Guanahacabibes, parque protegido pela Unesco e que é dominado por animais típicos. Para quem prefere praias mais selvagens, a de Las Tumbas e a de Cabo Corrientes são boas opções. Lá é possível avistar golfinhos e tubarões-baleia.   

Já no lado setentrional, além das praias da capital Havana, que contam com alguns quiosques especializados em frutos do mar e peixe grelhado, a costa mais cheia de cubanos e turistas é a da estância balneária de Varadero, na península de Hiracos. Com uma praia longa, com 21km de extensão, o local conta com um bela imensidão turquesa. 

Outras praias imperdíveis são as de Cayo Las Brujas, com 4kms de areia branca e um mar límpido e cristalino, e a de Cayo de Santa Maria, ambas do arquipélago Sabana-Camagüey.   

Ainda na área, se encontram costas esplêndidas e exóticas, em particular a da de Cayo Coco, que pertence aos Jardins do Rei, conjunto de 400 pequenas ilhas ligadas a Cuba, meta perfeita para quem gosta de um contato maior com a natureza.   

Muito mais do que a paisagem
No entanto, quem prefere misturar paisagens paradisíacas com história e literatura tem na praia de Cayo Guillermo a melhor opção. O local, muito frequentado pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway, tem 22 quilômetros de areia branca e finíssima, cercada por uma vegetação densa, onde vivem flamingos rosa, garças e pelicanos. 

Já no trecho mais ao sul da ilha, a praia de Guardalavaca é turística e de uma beleza de perder o fôlego. Em forma de concha e com areia branquíssima, o destino tem 3km, é cercado de árvores por todo o litoral e é amado por velejadores e mergulhadores.