Topo

Em meio a mudanças, gelato italiano chega a Cuba

Para alegria da população local, agora dá para experimentar essas delícias - Divulgação
Para alegria da população local, agora dá para experimentar essas delícias Imagem: Divulgação

De Havana

19/10/2015 12h02

As mudanças econômicas em curso em Cuba nos últimos anos, o que inclui a ampliação das atividades privadas, especialmente no que diz respeito a restaurantes, possibilitaram a chegada do "gelato" italiano à ilha.   

Por décadas, a sorveteria "Coppelia", administrada pelo Estado, vendeu sorvetes de sabores exóticos a preços bastante competitivos, dominando o mercado local. Agora, no entanto, a "gelaterias" vem ganhando espaço, não somente entre os italianos que visitam o país, mas também entre os próprios "habaneros".   

Umas das novidades que mais faz sucesso na rota gastronômica da capital cubana é a "gelateria" "La Casa Del Gelato", localizada em Miramar, no subúrbio.   

Em meio às mudanças impulsionadas em Cuba em 2008, quando Raúl Castro tomou posse da Presidência, promovendo "uma atualização" do socialismo na ilha, a indústria turística - regulada pelo Estado - aceitou, mediante regulamentações, a aliança com iniciativas privadas, o que possibilitou ampiar sua atuação.

Antes, os "paladares", como são chamados os restaurantes privados, apesar de ser legais, tinham seus direitos de atuação bastante reduzidos. Os principais beneficiados são os turistas que visitam a ilha.