Topo

Região de compras de Rialto, em Veneza, vai passar por transformação

Ponte Rialto, a mais notável de Veneza, integra um dos cenários mais românticos - Getty Images
Ponte Rialto, a mais notável de Veneza, integra um dos cenários mais românticos Imagem: Getty Images

22/01/2015 15h57

O Rialto, uma das regiões mais turísticas de Veneza, passará por mudanças. Um projeto, aprovado nesta quinta-feira (22) pela Junta Municipal, pretende padronizar as dezenas de lojas da Rua Ruga degli Oresi, famosa pelos seus negócios de jóias.  

Todos os elementos das lojas, como revestimentos, tendas, coberturas, mostruários e iluminação, serão revisados no documento.  

Com as novas regras, as propriedades, por exemplo, não poderão mais expor seus produtos nas calçadas, nem apoiados no chão ou suspensos. Apenas as lojas que tiverem permissão, uma minoria, poderão ter dois mostruários externos com espessura máxima de 25 centímetros e a até 45 centímetros da parede da loja.  

Todas as casas deverão ter paredes de madeira envernizada com as cores escolhidas (marrom escuro, vermelho-amarronzado, cinza, azul e verde escuro). Já as tendas também receberão especificações em relação ao tecido, comprimento, cor e aparência das hastes de sustentação.  

As fachadas das lojas também não poderão apresentar nenhum elemento de fiação, decoração e iluminação além dos originais da construção. As placas e avisos de promoção e de outras informações devem ter as cores e dimensões aprovadas pelo projeto.  

Quem não obedecer às novas normas, deverá pagar uma multa de 500 euros por cada violação. O regulamento da nova padronização ainda tem que ser aprovado pelo Conselho Comunal.