Viagem

Itália tem programação para comemorar os 2 mil anos da morte de Augusto

ThinkStock
Vista das ruínas do Fórum Romano, em Roma Imagem: ThinkStock

19/08/2014 11h23

A Itália inicia hoje uma programação especial para comemorar os 2 mil anos da morte de Augusto, primeiro imperador romano. Recentemente o mausoléu que abriga os restos mortais de Augusto ficou alagado. Apesar disso, as comemorações não serão adiadas.

O alagamento aconteceu depois do  rompimento de um cano da tubulação de água da estrutura. Técnicos trabalham para resolver o problema para que o local seja aberto a visitação.

A capital italiana organizou vários eventos para comemorar os dois mil anos da morte de Augusto. Eles devem ter início ainda hoje com a abertura para visitação do mausoléu reformado.  

A realização das celebrações gerou muitas polêmicas por causa do estado de abandono do monumento e pelo restrito número de visitas permitidas para hoje. A visitação ao local só é permitida através de agendamento.  

Programação
Em abril o prefeito de Roma, Ignazio Marino, anunciou o projeto "Fórum de Augusto, 2 mil anos depois", que celebra os dois mil anos da morte do Imperador Augusto. 

O projeto prevê o narração em seis idiomas, filmagens e reconstruções que mostram como os locais eram na época do imperador Augusto. Os efeitos especiais poderão ser conferidos todas as noites até 27 de setembro. A partir das 21h desta terça-feira será possível admirar a Ara Pacis em cores, através de projeções de luz sobre a frente ocidental e oriental do altar. O museu ficará aberto até a meia-noite.

Também está prevista para hoje a abertura da mostra "A arte do mando. A herança de Augusto", no Museu da Ara Pacis, que ficará em cartaz até 7 de setembro. Dividida em 12 seções articuladas por temas, a exposição mostra como imperadores de épocas diferentes, como Carlos Magno, Frederico 2°, Carlos 5º e Napoleão, exerciam o poder, às vezes de forma muito parecida.

Está prevista ainda a abertura de outra exposição. "Keys To Rome", no dia 24 de setembro, no mercado de Trajano sobre a Avenida dos Fóruns Imperiais. A mostra é um evento organizado pela maior rede de excelência europeia em Museus Virtuais, V-Must, coordenada pelo Conselho Nacional de Pesquisa. 

Já nos dias 30 e 31 de agosto será apresentado o espetáculo "Tyrtarion" no Mercado Trajano, quando poemas de autores contemporâneos de Augusto, como  Virgílio e Horácio,  musicalizados pelos estudantes da Academia Vivarium Novum serão recitados e cantados em latim.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo