Robô leva internautas para passeio noturno no museu Tate Modern

  • Shaun Curry / AFP

    Às margens do rio Tâmisa, o Tate Modern é um dos principais museus de Londres

    Às margens do rio Tâmisa, o Tate Modern é um dos principais museus de Londres

Londres - O museu Tate Modern de Londres disponibilizou uma novidade para pessoas que têm curiosidade em saber como é o local à noite, quando suas portas estão fechadas. Um projeto de inovação científica permite que um robô equipado com quatro câmeras passeie por todas as áreas do museu, mostrando as imagens para internautas do mundo inteiro

Alguns dos internautas também poderão "operar" as ações do robô.   

O projeto, chamado de "After Dark", funcionará até a noite deste domingo (17 de agosto). A ideia de desenvolver os equipamentos foi de um grupo de designers europeus, os "The Workers". O robô tem tecnologia utilizada na exploração espacial.   

Parte do grupo, o italiano Tommaso Lanza disse que "desenvolvemos este projeto especialmente para o Tate Modern e pensávamos como seria interessante o espaço do museu depois que ele fecha". Ele também explicou que as câmeras do robô foram colocadas de tal maneira que permitem ver "os ângulos mais remotos" do local.   

O diretor-criativo do Tate, Jane Burton, afirmou que "após tudo que vi, jamais havia sonhado em passar uma noite sozinho vendo um museu". Quem quiser passear pelo local deve acessar o site afterdark.tate.org.uk entre as 18h e as 23h nos dias 14, 16 e 17 e nesta sexta (15) das 15h30 às 20h30. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos