Topo

Conheça Riga, dona do título de capital da cultura em 2014 na Europa

Nascida como importante escala marítima no Mar Báltico, Riga sempre foi um ativo centro cultural - DW/Reprodução
Nascida como importante escala marítima no Mar Báltico, Riga sempre foi um ativo centro cultural Imagem: DW/Reprodução

28/05/2014 13h05

ROMA, 27 MAI (ANSA) - A cidade de Riga, capital da Letônia, é viva, cosmopolita, atenta às tradições do passado, mas sempre com um olho no futuro. A maior cidade das Repúblicas Bálticas está sempre em transformação, o que a fez garantir o título de "capital da cultura" em 2014, importante reconhecimento europeu.   

Nascida como importante escala marítima no Mar Báltico, Riga sempre foi um ativo centro cultural, em particular no século 18, com sua cena cultural que reunia artistas como o compositor Richard Wagner. A capital da Letônia é famosa no mundo todo também por sua arquitetura no estilo Art Nouveau, decorada com figuras e estátuas esculpidas, que se concentram sobretudo em Elizabetes iela e Alberta iela, no centro histórico, declarado patrimônio da Humanidade pela Unesco devido ao refinamento de seus edifícios, construídos entre o final do século 19 e o início do 20.

Para descobrir a cidade o ideal é partir do centro medieval, facilmente percorrido a pé. O visitante pode ir caminhando pela ponte de pedra em Kalku iela, a rua principal que divide em dois o coração de Riga. Daqui parte um labirinto de ruelas estreitas e longas, que possui casas com lojas e galerias de arte e livrarias.

A poucos passos está o Duomo, construído em 1211, a catedral de San Giacomo, a maior igreja católica da cidade, o monumento à liberdade,  símbolo da independência do país e uma série de belas casas com fachadas decoradas. Entre elas estão os famosos "três irmãos", elegantes edifícios longos. Na mesma rua, no número 17, está a casa mais antiga de Riga, contruída no século 15. Prosseguindo, o visitante chega ao Castelo, já construído várias vezes e que hospeda o Museu de História da Letônia, onde estão expostas roupas tradicionais e, atualmente, uma mostra sobre as guerras mundiais.

Até mesmo a periferia está em transformação. O Riga's Creative Quarters é uma zona revitalizada com lojas, antiquários, restaurantes e ateliês, que são unidos por uma rede solidária de atividades artísticas e comerciais. É rico o programa de manifestações artísticas de Riga. Iniciativas artísticas, eventos, concertos, mostras e espetáculos teatrais estão previstos nas praças, museus e principais edifícios históricos. Um grande número de teatros e salas oferece concertos de música clássica.   

Para conhecer todo o programa cultural da cidade, acesse o site www.riga2014.org. 

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.