Topo

Passeios de trenó e contato com nômades são atrativos da Lapônia sueca

Março é um mês ideal para passeios turísticos na intocada região da Lapônia sueca - Getty Images
Março é um mês ideal para passeios turísticos na intocada região da Lapônia sueca Imagem: Getty Images

12/03/2014 16h05

Roma - O mês de março é a melhor época do ano para visitar a Lapônia sueca, terra fria e quase intocada, localizada em Norrland, província mais extensa do país, que faz fronteira com a Finlândia e a Noruega. Lappland, declarada Patrimônio da Humanidade da Unesco, é uma das partes mais setentrionais da Suécia.

O território é coberto por bétulas e colinas, pontuado por algumas poucas e coloridas cabanas e povoado por nômades da etnia Sami, uma das últimas populações indígenas da Europa. Nesta época, os dias começam a ser mais longos e o frio não é assim tão congelante, mas o melhor é poder apreciar um dos mais belos espetáculos naturais, a aurora boreal. O visitante também pode aproveitar para fazer passeios inusitados para os brasileiros, como safáris em motos de neve ou caminhadas na neve com um quebrador de gelo.  

Na zona de Skelleftea também é possível curtir atividades diferentes, como o passeios na floresta em trenós puxados por huskys, que podem durar de uma hora a até uma semana. Também há a possibilidade de acampar na natureza mais selvagem da Europa, além de também poder ter contato com o povo Sami. A viagem à Lapônia sueca inclui também a descoberta de novos sabores. O prato típico é o Suovas, que leva carne de rena salgada e defumada e serve de base para muitos pratos da culinária local. Outro prato delicioso é o pilepalt, grandes nhoques de batata, feitos com farinha de trigo e pancetta e servidos com manteiga derretida e marmelada de mirtilos vermelhos.