Viagem

Moradores de Veneza se manifestam contra impacto da invasão turística

AFP

12/11/2016 18h11

Veneza, 12 Nov 2016 (AFP) - Centenas de moradores de Veneza se manifestaram neste sábado pelas ruas da cidade alertando para o êxodo que está acontecendo por pressão do turismo, que encarece os aluguéis e dificulta a vida dos locais.

Cerca de 300 pessoas fizeram uma passeata pelo centro histórico durante esta manifestação, batizada de Venexodus, sob o olhar dos turistas. "Sem os venezianos, já não me chamo Veneza", "Adeus, Veneza" e "Não irei, ocupo e resisto", diziam cartazes exibidos pelos moradores.

Diante da prefeitura, um homem vestido de "doge", como eram conhecidos os líderes históricos da República de Veneza, subiu em uma gôndola, para simbolizar a fuga dos habitantes.

"Veneza perde mil habitantes por ano. Agora, tem menos de 55 mil, comparado com 100 mil há 40 anos. O risco é grande. Estamos nos tornando uma Pompeia, cidade que as pessoas visitam, que dizem que é magnífica, mas onde ninguém mora", disse à AFP Matteo Secchi, presidente da associação Venessia.com, que organizou a manifestação.

"Os venezianos não são contra os turistas. É justo que possam visitar Veneza, mas também é justo que os venezianos possam viver aqui. O desafio é conseguir administrar estes dois mundos diferentes", assinalou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo