Topo

Metrô de Londres funcionará durante as noites do fim de semana a partir de agosto

A cidade possui o metrô mais antigo do mundo - Reprodução/Weekendnotes
A cidade possui o metrô mais antigo do mundo Imagem: Reprodução/Weekendnotes

De Londres

23/05/2016 13h53

Duas linhas de metrô de Londres funcionarão durante toda a noite nos fins de semana a partir de 19 de agosto, anunciou o prefeito Sadiq Khan, concretizando finalmente um projeto muito aguardado.

As linhas Central e Victoria, que atravessam a cidade de leste a oeste e de norte a sul, respectivamente, serão as primeiras a funcionar 24 horas aos sábados e domingos. Nos meses posteriores a mesma medida deve ser adotada nas linhas Jubilee, Northern e Piccadilly.

"O metrô à noite é absolutamente vital para meu plano de apoiar e aumentar a economia no horário noturno, criando mais empregos e oportunidades para todos os londrinos", afirmou Khan, eleito há menos de um mês, em um comunicado.

"Os atrasos constantes com o prefeito anterior prejudicaram muito os londrinos", completou o trabalhista Khan a respeito do antecessor, o conservador Boris Johnson. As negociações para compensar os funcionários que serão obrigados a trabalhar no serviço noturno foram marcadas por conflitos e greves.

Os protestos atrasaram em um ano, de acordo com a previsão inicial, a adoção do sistema noturnos aos fins de semana. Um estudo mostrou que o metrô noturno criará 1.965 empregos permanentes, 265 na operação do serviço e 1.700 ao redor do mesmo.

Além disso, ajudará a resolver o problema de deslocamento em Londres durante as noites de sábado e domingo, em uma cidade com táxis com preços elevados para muitos moradores.