Topo

Construção de sete andares no centro histórico de Cusco gera polêmica

Centro histórico de Cusco, no Peru - Maria Emília Coelho/UOL
Centro histórico de Cusco, no Peru Imagem: Maria Emília Coelho/UOL

De Lima

03/02/2016 13h03

Considerada patrimônio cultural da humanidade desde 1983, Cusco acaba de paralisar a construção de um edifício de sete andares destinado a ser um hotel de luxo em pleno centro histórico. A altura máxima permitida para as edificações construídas na cidade peruana é de dois andares.

Segundo as autoridades, o edifício rasga a paisagem urbanística, uma mescla de vestígios incas e de arquitetura colonial. O município conta com um plano mestre desde 2004, o qual proíbe expressamente construções superiores a dois andares e sótão.

A polêmica edificação recebeu a concessão de uma comissão multissetorial integrada pela prefeitura de Cusco, a Direção Desconcentrada de Cultura (DDC), Defesa Civil, escolas de engenheiros e arquitetos.

Em 2010, obteve-se uma licença para a construção e, em 2013, solicitou-se que o projeto fosse modificado para alcançar os sete andares. Recebeu a nova autorização um ano depois, no final do mandato do prefeito anterior.

Em novembro, alguém se deu conta de que a "volumetria da construção" - o conjunto das dimensões que determinam o tamanho de uma construção - afetava a harmonia arquitetônica das casas em ruínas da cidade. Diante disso, a DDC pediu ao município para paralisar o projeto. A prefeitura, então, anulou a licença.

Mensagem nefasta
A Sociedade de Hotéis do Peru (SHP) declarou ao jornal Gestión que o edifício conta com todas as permissões para operar e, por isso, fechá-lo seria uma mensagem nefasta para os investidores.

"Não posso assegurar que é preciso demolir, mas deve se ajustar aos parâmetros. Deveria ter dois andares, mas tem dez (contando os sótãos)", declarou à AFP o arquiteto Oscar Chara, gerente do Centro Histórico da Prefeitura de Cusco, que responsabilizou o Ministério da Cultura por não advertir sobre esta edificação, a apenas alguns metros de seu escritório.

"A rua tem duas entradas. Em ambos os pontos é possível ver que cumprem com os parâmetros de dois andares. À primeira vista, não se nota a infração", disse por telefone à AFP o chefe da DDC, Daniel Maraví, que assumiu o cargo depois de iniciado o conflito.