Viagem

Biblioteca do Vaticano reaberta depois de três anos de reforma

13/09/2010 14h00

CIDADE DO VATICANO, 13 Set 2010 (AFP) -A mítica Biblioteca do Vaticano, que conta com itens raros como o Códice Vaticano da Bíblia e obras originais de Virgílio, reabrirá suas portas no dia 20 de setembro depois de ser submetida a uma reforma durante três anos, anunciou a Santa Sé.

 

A biblioteca, construída no século XV e que contém mais de um milhão e meio de livros valiosos e 150.000 manuscritos, entre eles a Bíblia mais decorada do mundo com gravuras em ouro que chega a pesar um quilo e meio, teve que ser submetida a uma importante obra de restauração devido a problemas na estrutura.

 

Para modernizar uma das bibliotecas mais importantes do mundo e dotá-la de um sistema eletrônico de circulação dos livros que permite localizá-los e impedir que saiam do recinto, o Vaticano investiu 25 milhões de euros, financiados em parte pela própria biblioteca com ajuda de patrocinadores italianos e internacionais.

 

A Arquivista e Bibliotecário do Vaticano, cardeal Raffaele Farina, assegurou que o principal objetivo das obras de restauração foi melhorar os sistemas de segurança.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo