Viagem

França: gárgula da catedral barroca de Lyon chama-se Ahmed

06/09/2010 14h09

LYON, 6 Set 2010 (AFP) -Esculpida com a efígie de Ahmed Benzizine, operário muçulmano, a nova gárgula da catedral barroca de Lyon (centro-oeste da França) fez rangir alguns dentes extremistas.

 

Posicionada a 12 metros, na torre norte, a calha de pedra com corpo de pássaro apresenta o rosto daquele que é o encarregado, há 30 anos, do canteiro de obras da catedral, apresentando a inscrição, em francês e em árabe, "Dieu est grand" e "Allah akhbar", Deus é grande.

 

A inscrição despertou a ira de um grupúsculo extremista, as Juventudes Lionesas, que denunciam em seu site o fato de "em Lyon, os muçulmanos se darem ao luxo de se apropriar de nossas igrejas, com toda a tranquilidade e com a cumplicidade das autoridades católicas".

 

Esses jovens "não são mais cristãos que os outros", respondeu Pierre Durieux, arcebispo de Lyon, que não acha nada de mau neste "símbolo do ecumenismo".

 

"Durante a história, as gárgulas sempre foram figuras profanas deixando muitas vezes lugar à sátira ou à ironia. Além disso, elas não ficam dentro da igreja, mas no exterior", destacou.

 

Quanto à Ahmed Benzizine, francês e muçulmano praticante, imortalizado pela amizade do talhador em pedra do canteiro de obras, lembra que "é uma tradição da Idade Média representar algumas pessoas que trabalharam na construção das catedrais".

 

Instalada neste verão, a gárgula não parece chocar ninguém, distinguindo-se principalmente das outras pela falta de pátina.

 

"Ah é? É um muçulmano?", espanta-se uma passante, "Não estou chocada, só surpresa".

 

Para Kamel Kabtane, reitor da grande Mesquita de Lyon, "é um piscar de olhos, um a mais, na amizade islâmico-cristã em Lyon".

 

"Lyon é a primeira grande cidade da província a ter empreendido, nos anos 80, a construção de uma mesquita digna deste nome", afirma o reitor. Já, lembra ele, "em 1875, durante a consagração de Nossa Senhora de Fourvière, o emir (argelino) Abd-el-Kader estava presente na cerimônia".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo