Viagem

Polêmico museu projetado por Richard Meier em Roma será modificado

07/04/2010 14h52

O polêmico e moderno museu situado na parte antiga de Roma e que abriga o altar da paz, erguido no ano XIII antes de Cristo pelo imperador Augusto, será modificado, anunciaram nesta quarta-feira, em Roma, o próprio projetista, o arquiteto americano Richard Meier, e o prefeito da capital italiana, Gianni Alemanno.

 

O museu, inaugurado há apenas quatro anos, situado às margens do rio Tiber, será cercado por um jardim e o muro de pedra externo que separa as escadas, bem como as fontes da entrada, serão demolidos.

 

O museu foi construído para enaltecer o altar do Ara Pacis, um pequeno templo de mármore branco, construído para celebrar a paz alcançada pelo imperador Augusto com os gauleses e a Espanha.

 

Trata-se da primeira grande obra de arquitetura moderna realizada no centro histórico da Cidade Eterna, após o fim da Segunda Guera Mundial, e sua construção suscitou muitas polêmicas.

 

"Queremos melhorar o projeto inicial", disse à AFP Richard Meier.

 

"O muro foi construído para conter o ruído e a forte circulação, pois fica sobre uma avenida com muito tráfego. Se estes problemas forem eliminados, é uma boa ideia abrir uma praça sobre o rio", acrescentou o conhecido arquiteto.

 

"Fazer modificações é algo positivo porque demonstra que a cidade não está bloqueada", comentou.

 

"São melhorias", assegurou, por sua vez, o prefeito Gianni Alemanno, estimando que as obras serão concluídas no final de 2013.

 

Por ocasião da inauguração, em abril de 2006, Alemanno havia denunciado "a arrogância dos intelectuais de esquerda perante os cidadãos" por terem permitido a construção de uma estrutura tão moderna sem consultar a população.

 

Pouco depois da eleição, em abril de 2008, o prefeito que a deslocaria para um bairro periférico, o que aparentemente foi descartado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo