Greve da Iberia obriga a cancelar 184 voos na Espanha

MADRI, Espanha, 10 Nov 2009 (AFP) - A companhia aérea espanhola Iberia se viu obrigada a cancelar 184 voos nesta terça-feira e prevê anular outros quarta-feira devido a uma greve de seu pessoal, afirmou um porta-voz da companhia.

A greve, convocada pelos sindicatos CTA e SITCP por causa das negociações sobre o convênio coletivo, obrigou a companhia a anular um total de 368 voos de longa, média e curta distâncias, durante os dois dias.

Uma greve de pessoal de cabine já havia perturbado os serviços da companhia nos dias 26 e 27 de outubro passados, quando a companhia se viu obrigada a anular uns 400 voos.

A Iberia, que atravessava dificuldades financeiras e está em processo de fusão com a britânica British Airways, anunciou mês passado sua intenção de cirar uma nova companhia, separando os voos de curta distância pouco rentáveis dos mais rentáveis (de longa distância).

A companhia também prevê congelar as contratações até 2012, os salários em 2010 e 2011, um plano de pré-aposentadorias para o pessoal de cabine de mais de 55 anos, medidas de desemprego técnico para uns 200 trabalhadores de terra e economias de custos por 37 milhões de euros anuais, em 2011 e 2012.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos