Viagem

Turismo mundial vai sofrer uma diminuição de 2% em 2009

27/01/2009 12h11

MADRI, 27 Jan 2009 (AFP) - O turismo mundial poderá sofrer uma diminuição de até 2% em 2009, principalmente devido à recessão que afeta vários países europeus, informou nesta terça-feira a Organização Mundial do Turismo (OMT).

"A OMT prevê que o turismo internacional evoluirá entre 0% e 2% em declínio", segundo um comunicado dessa agência da ONU com sede em Madri.

"Junto com as Américas, a Europa será a região mais afetada em termos de resultados, já que os mercados de origem entraram ou entrarão em recessão", afirma ainda a previsão.

Em 2008, a movimentação de turistas no mundo atingiu 924 milhões de visitantes, em alta de 2%, segundo a OMT.

A previsão de redução de 2% pode ser uma cifra mais importante, segundo Taleb Rifai, secretário-geral adjunto da OMT, falando à imprensa.

"Esperamos que os resultados não sejam geograficamente homogêneos. Esperamos que as Américas se comportem um pouco melhor que a Europa, embora não tão bem como a África, o Oriente Médio e a Ásia", declarou.

"Na metade do ano, vimos uma mudança brusca da tendência", acrescentou.

Nos seis primeiros meses do ano, as movimentações de turistas no mundo foram de 5%, antes de caírem, no segundo semetre, para -1%.

"Isso se deve a crise financeira, uma falta de confiança, à recessão global, ao desemprego", afirmou "Vimos uma queda brusca de confiança no setor", lamentou-se.

A última vez que o movimento de turistas caiu em relação ao ano anterior foi em 2003, com uma queda de 1,4%, segundo a OMT.

Mas, a longo prazo, a tendência se manterá em boa forma, assegurou o porta-voz da OMT, Geoffrey Lipman, considerando que dentro de quatro anos o setor retomará o bom caminho.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo