Supostos desenhos de Da Vinci encontrados em um de seus quadros no Louvre

PARIS, 18 dez 2008 (AFP) - Três desenhos que podem ser de Leonardo da Vinci foram encontrados na parte de trás de um quadro do mestre italiano exposto no Louvre, anunciou nesta quinta-feira o museu parisiense.

O quadro em que foram encontrados os desenhos é "A Virgem com o menino Jesus e Santa Ana", que data de 1500. A descoberta aconteceu quando a tela foi submetida a um exame de laboratório.

Um conservador do departamento de pinturas percebeu os desenho,s que representam uma cabeça de cavalo e a metade de um crânio.

Exames mais minuciosos no Centro de Pesquisas e Restauração dos Museus da França confirmaram a presença dos desenhos e revelaram a existência de um terceiro que representa um menino Jesus e um carneiro.

"Apesar de o estilo dos desenhos recordar o de Leonardo da Vinci, prossegimos investigando para determinar sua origem", afirma o comunicado do museu.

Os desenhos aparecem sobre um painel de álamo formado por quatro tabelas verticais. Dificilmente visíveis a olho nu, puderam ser fotografados mediante uma câmera infravermelha.

A cabeça do cavalo, de 18 cm de altura e 10 cm de largura, aparece à esquerda. O animal parece ter algo preso em seu focinho.

O segundo esboço mede mais ou menos 16,5 cm por 10 cm e representa metade de um crânio com sua cavidade orbital, parte de sua cavidade nasal e a metade da mandíbula e dos dentes.

O terceiro desenho é quase imperceptível a olho nu. De 15 cm de altura, representa o menino Jesus em meio plano, com a cabeça para a direita, brincando com um carneiro. Esse desenho parece estar relacionado com o quadro do menino Jesus, a Virgem e Santa Ana.

A descoberta é excepcional, pois os desenhos executados na parte de trás de outras pinturas são muito escassos e não se conhecia nenhum caso desse tipo na obra de Leonardo da Vinci, indicou o Louvre.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos