Viagem

Os 'artigos Obama' invadem o comércio a poucos dias do Natal

18/12/2008 14h07

WASHINGTON, 18 dez 2008 (AFP) - Enfeites natalinos, canecas, pratos comemorativos e até abotoaduras com o rosto do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, são a sensação do comércio no país a poucos dias das festas de fim de ano e faltando um mês para que ele assuma o poder.

Mesmo que os americanos estejam cortando seus gastos por causa da crise econômica que atinge o país e o mundo, um grande número de fãs do primeiro presidente negro a pisar na Casa Branca está disposto a gastar pelo menos 20 ou 30 dólares em uma 'recordação Obama'.

A onda dos produtos Obama - abundantes em pequenas lojas, quiosques e principalmente na internet - está aproveitando o momento em que os americanos começam a correr atrás dos presentes de Natal de última hora.

"Esperamos enormes quantidades de pessoas comprando às vésperas das festas", afirma Audrey Cooper, vendedora da nova loja "Obama Inaugural Gift Center", que oferece exclusivamente produtos com a imagem do presidente eleito, e que foi inaugurada no início de dezembro, no centro de Washington.

Para as eleições presidenciais de novembro, os artigos com o nome ou o rosto de Obama viraram atração instantânea, apesar de seus altos preços.

Mas a loja localizada a poucas quadras da Casa Branca está lucrando com as decorações de Natal inspiradas em Obama e os itens com a imagem da "primeira família", Michelle e as meninas Sasha e Malia, fazem o maior sucesso.

Os produtos Obama têm muito êxito neste país adepto do consumismo, mas também atraem os estrangeiros.

"Muita gente de fora, turistas da Inglaterra, Brasil, França, Alemanha, Rússia ou África vem comprar aqui", afirmou Cooper.

Quanto mais se aproxima o dia da posse de Obama, em 20 de janeiro, mas os americanos querem comprar recordações e itens de colecionador da data tão importante.

"Seja um dos primeiros a ter a coleção mais desejada e que celebra o evento mais significativo em uma eleição presidenciais desde que os Fundadores criaram este país", afirma um site onde são oferecidas moedas cunhadas com "uma imagem vívida de Obama como o homem que mudou o mundo".

Para os fãs mais jovens, o presidente eleito está disponível na forma de 'action figure", um bonequinho vendido na internet a 29,95 dólares mais frete.

E um artigo que já se transformou num clássico é a camiseta com a imagem estilo pop-art de Obama, que vende, como se diz, mais que pão quente nos quatro cantos do país.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo