Viagem

Autoridades retiram a última estátua de Franco a cavalo na Espanha

18/12/2008 10h55

MADRI, 18 dez 2008 (AFP) - A derrubada da última estátua do ditador Francisco Franco montado a cavalo ainda existente em um espaço municipal espanhol foi iniciada nesta quinta-feira em Santander (norte), ante o olhar de dezenas de jornalistas e curiosos.

A estátua, de sete metros de altura, foi inaugurada em 1964.

Resta ainda uma estátua do ditador de pé no enclave espanhol de Melilla, no Marrocos, mas a prefeitura já se comprometeu em retirá-la.

No final de 2007, o Parlamento espanhol aprovou uma lei de Memória Histórica para reabilitar as vítimas republicanas esquecidas da Guerra Civil (1936-39) e da ditadura de Francisco Franco (1939-75). Essa lei estabelece, entre outras medidas, a retirada dos símbolos franquistas dos espaços públicos.

Em março de 2005, a retirada sem aviso prévio de uma estátua de Franco em Madri causou alvoroço entre os saudosistas do ditador, que se manifestaram em protesto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo