Viagem

Casa Christie's leiloa vigas da Mesquita de Córdoba

LONDRES, 7 Out 2008 (AFP) - Cinco vigas da Mesquita de Córdoba foram arrematadas hoje na Christie's de Londres por mais de um milhão e meio de euros. As peças fazem parte de um polêmico lote de arte islâmica que foi posto no martelo depois de quase dois anos de disputa judicial.

Em 2006, a Christie's teve de suspender o leilão desse mesmo lote, depois que a Arquidiocese de Córdoba conseguiu embargá-lo alegando ilegalidade da venda.

Os preços arrecadados pela Christie's por essas vigas que datam do século X oscilaram entre 186.936 euros e 403.153, somando no total 1.506.100 euros pelas cinco peças, informou a Christie's, que não quis identificar os compradores.

O leilão dessas peças cheias de história e simbolismo da Córdoba moura foi realizado depois de um acordo extrajudicial; ficou acertado que um percentual da soma arrecadada seja doada à organização beneficente Cáritas de Córdoba.

As peças saíram da Espanha nas últimas décadas do século XIX ou nas primeiras do século XX.

No catálogo de venda, a Christie's explica que "as vigas foram descobertas atrás de um celeiro onde haviam estado durante décadas.

Considerada uma das jóias da arte islâmica, antiga Mesquita de Córdoba foi construída no século VIII numa área pertencente à Igreja Católica com material de outros templos católicos destruídos pela invasão muçulmana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo